Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

A primeira fase do defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) nos manguezais da região sudeste começa na próxima sexta-feira (10) e segue até o dia 15 de janeiro. É proibida a captura neste período. O intuito é preservar o espécime, garantindo o período de procriação. Além dos cinco dias em janeiro, haverá outros três períodos de defeso: 09 a 14 de fevereiro, 09 a 14 de março e 07 a 12 de abril de 2020.
A chamada “andada ” é o período de reprodução, em que os caranguejos saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação dos ovos.
Nesses dias, além da captura, a lei proíbe a manutenção em cativeiro, o beneficiamento, transporte, industrialização, comercialização, armazenamento, bem como as partes isoladas (desfiado, puãs, pinças e garras) de qualquer origem, de acordo com a Portaria 019-R/ Dez 2019 da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA).
A Prefeitura está atenta sobretudo aos restaurantes, comércios, quiosques e feiras livres da cidade, com o objetivo de evitar a comercialização do caranguejo. “Quem for flagrado vendendo ou comercializando o espécime vai ser multado por cada unidade ”, explicou a coordenadora de Educação Ambiental (CEAM) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Flávia Maciel.
E completou: “O cidadão pode denunciar através do telefone 162 da Ouvidoria Geral ou pelo aplicativo Ouve Vila Velha. A equipe vai até o local para verificar a denúncia, aqueles que desrespeitarem este período serão penalizados de acordo com a Lei nº 9.605/98. Os caranguejos vivos apreendidos serão soltos em seu habitat natural ”.
Fique atento às datas de defeso:
10 a 15 de janeiro de 2020
09 a 14 de fevereiro de 2020
09 a 14 de março de 2020
07 a 12 de abril de 2020




