pube
Agroturismo

Criação de cinco rotas turísticas deve estimular economia capixaba

por Assessoria de imprensa Ales

em 12/01/2024 às 16h20

5 min de leitura

Criação de cinco rotas turísticas deve estimular economia capixaba

Gastronomia típica é um dos atrativos das rotas que poderão ser criadas / Foto: Marcelo Moryan/Setur ES

Vários projetos em tramitação na Assembleia Legislativa (Ales) buscam incrementar o setor turístico com a geração de emprego e renda, aquecendo a economia capixaba.

Tratam-se de matérias relacionadas à criação de rotas turísticas, entre elas a da Moqueca Capixaba e dos Frutos do Mar; a Turística do Vale da Estação e a das Pedras Ornamentais.

De iniciativa do deputado Zé Preto (PL), a rota da moqueca compreende a região de Setiba a Meaípe, em Guarapari, e do Balneário de Ubu a Iriri, no município de Anchieta.

O parlamentar destaca que os visitantes podem encontrar restaurantes com padrão de qualidade reconhecido nacionalmente espalhados ao longo de famosas praias de Guarapari, entre elas Setiba, Santa Mônica, Perocão, Praia do Morro, Centro de Guarapari, Nova Guarapari, Bacutia e Meaípe.

Zé Preto cita ainda na justificativa do Projeto de Lei (PL) 926/2023 que, seguindo por Anchieta, moquecas de excelente qualidade e outros deliciosos pratos de frutos do mar podem ser degustados também nas praias de Ubu, Parati, Castelhanos, Anchieta e Iriri.

pube

“As belezas naturais dessa rota criam uma cadeia entre os municípios, facilitam a captação de recursos e poderão incrementar o setor turístico na região que oferece belas paisagens do estado”, destaca o deputado.

Vale da Estação

O presidente da Ales, deputado Marcelo Santos  (Podemos), ao propor no PL 769/2023 a instituição da Rota Turística do Vale da Estação explica que ela abrange os municípios de Viana, Domingos Martins e Marechal Floriano.

Quem opta por turismo na região pode conhecer cachoeiras e sítios embrenhados no meio da floresta e contemplar paisagens que ainda preservam recortes originais da Mata Atlântica.

Marcelo Santos destaca que o Vale da Estação oferece aos turistas hospedagens e restaurantes de ótima qualidade, sendo que uma das marcas da economia são negócios relacionados à floricultura.

Também guarda um pouco da história do Espírito Santo, já que a Estação Ferroviária Germânia, cuja construção finalizou-se no último ano do século XVIII, preserva as características dos imigrantes alemães que colonizaram a região.

Pedras ornamentais

Já o deputado Allan Ferreira (Podemos) ao propor no PL 686/2023 que seja instituída oficialmente no estado a Rota das Pedras Ornamentais, cita que o estado possui uma das maiores reservas de mármore e granito do país. O parque industrial tem cerca 3.500 empresas, que atuam desde a extração e produção de rochas ornamentais até a sua exportação.

Os negócios do setor estão concentrados principalmente nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Vargem Alta, Muqui, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Apiacá.

“O setor é responsável por mais da metade dos teares instalados no país. Segundo dados extraídos da mídia, o Produto Interno Bruto (PIB) da região Central Sul é de R$ 7,2 bilhões e corresponde a 5,32% do PIB estadual”, pontua Allan.

O deputado afirma que a criação oficial da Rota Industrial das Pedras Ornamentais possibilitará a implementação de políticas de estímulo cultural e turístico em cooperação entre o estado e os municípios que atuam na extração e comercialização de mármore e granito.

Confira outras iniciativas que propõem a criação de rotas turísticas no Espírito Santo:

  • PL 514/2023, de Sergio Meneguelli (Republicanos): cria a Rota turística “Rota da Pereveca” no município de Colatina. Engloba os distritos de Boapava e Baunilha e propõe uma viagem repleta de histórias e sabores pelas raízes da imigração alemã em Colatina, Noroeste do Estado do Espírito Santo. O nome da rota é em referência ao pão alemão chamado de “Birewegge” (pereveca).
  • PL 663/2023, de Dr. Bruno Resende (União): cria a “Rota do Itabira”, localizada no município de Cachoeiro de Itapemirim. A rota com cerca de 7 quilômetros valoriza belezas naturais – como a formação rochosa que dá nome à rota e se assemelha a um dedo indicador apontado para o céu – agroindústrias, clubes, pousadas e outros atrativos.
  • PL 677/2023, de Callegari (PL): cria a “Rota das Águas”, declarada como de relevante interesse turístico e cultural. O trecho abrange a rodovia estadual ES 375 – compreendendo os municípios de Vargem Alta e Iconha – e o distrito de Matilde, localizado no município de Alfredo Chaves.
  • PL 975/2023, de Marcelo Santos: cria a Rota das Cavernas e Plantas Medicinais, localizada na BR 262, Km 80, São Floriano, Zona Rural, Distrito de Aracê, Município de Domingos Martins – ES. Um dos grandes destaques e passeios mais desejados é a visita à adega da caverna, onde vinhos locais são preservados a cerca de 30 metros de profundidade. Outro atrativo, como sugere o nome da rota, são as plantas medicinais, como a Sucupira, a Copaíba, a Arnica, o Macaé, o Alecrim, dentre tantas outras, com potencial terapêutico reconhecido.
  • PL 994/2023, de Coronel Weliton (PTB): cria a Rota Turística Orla do Manguezal da Grande Goiabeiras, localizada no Município de Vitória. Além das famosas panelas de barro, a rota busca explorar de forma sustentável a beleza natural formada especialmente pelo mangue, que é fonte de renda para boa parte da comunidade.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!