Seag avança com o plano ABC+
por Assessoria de Comunicação da Seag
em 08/12/2022 às 8h33
5 min de leitura

Foto: divulgação Seag
Além de construir o Plano ABC+ 2020 – 2030, o grupo é responsável em monitorar as ações previstas nos próximos 10 anos. “O ABC+ES tem como objetivo geral promover tecnologias sustentáveis visando à adaptação à mudança do clima e ao controle das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na agropecuária, com aumento da eficiência e resiliência dos sistemas produtivos, considerando uma gestão integrada da paisagem”, afirmou o coordenador de Silvicultura e Produção Vegetal da Seag e coordenador do GGE-ES, Pedro de Carvalho.
O que é o ABC+ES?
O ABC+ES, Plano Estadual para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, é uma agenda estratégica do Estado do Espírito Santo alinhado ao Plano Setorial Nacional que dá continuidade à política setorial para enfrentamento à mudança do clima no setor agropecuário, no período de 2020.
O primeiro ciclo foi o Plano ABC 2010 – 2020, a versão Nacional foi publicada em 2012 e a versão do Espírito Santo publicada em 2014. Após os primeiros 10 anos de execução do Plano ABC, novas bases estratégicas foram incorporadas, ratificando-se o fomento àquelas tecnologias de produção que agregam maior eficiência produtiva, conservam solo, água e vegetação, e promovem maior controle das emissões de GEE.
Já o Plano ABC+ 2020 – 2030 versão Nacional foi publicado em 2021 e a capixaba está sendo elaborada pelo Grupo Gestor, desde julho, e tem previsão de publicação oficial no primeiro semestre de 2023.
A descarbonização foi tema da participação do governador, Renato Casagrande, que representou, o Consórcio Brasil Verde durante evento do Consórcio Interestadual Amazônia Legal na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), que aconteceu na cidade de Sharm El-Sheikh, no Egito. Casagrande destacou a importância de os entes subnacionais criarem seus planos de descarbonização e o Plano ABC+ES terá um papel importante nesta missão.
Elaboração do Plano
No Workshop de instituição do Grupo Gestor do Plano ABC+ES, 2020-2030, realizado em agosto deste ano, foi construída a matriz SWOT ou Fofa (Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) e discutidas metas das tecnologias previstas no Plano ABC+ES, bem como as ações para que as metas sejam alcançadas.
O GGE-ES deverá se reunir a cada trimestre com objetivo de acompanhar e monitorar os avanços das ações previstas no Plano. A primeira reunião do grupo para a elaboração de estratégias do Plano ABC+ES foi realizada em novembro deste ano.
Mais Conexão Safra
Além disso, como estratégia de divulgação do Plano, o coordenador Pedro Carvalho apresentou o Plano ABC+ES no SOBRE 2022 (IV Conferência Brasileira de Restauração Ecológica), evento que ocorreu no Centro de Convenções de Vitória entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro. “É muito importante a divulgação do Plano para toda a cadeia produtiva da agropecuária capixaba para que avanços possam ocorrer nos próximos anos”, relatou o coordenador.
Grupo Gestor do Espírito Santo (GGE – ES)
As funções principais do grupo são discutir, coordenar e articular ações estratégicas para uma implementação mais efetiva do Programa no Estado do Espírito Santo e construir conjuntamente um Plano Estadual de Agricultura e Baixo Carbono. Os componentes realizarão Seminários com o objetivo de divulgar a importância e os benefícios do Programa, bem como definir as metas anuais para o Estado.
As instituições que atualmente compõem o Grupo Gestor ES são: Seag, Ministério da Agricultura e Pecuária, Abastecimento e Consumo (Mapa), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Faes/Senar), Banco do Nordeste (BNB), Banco do Brasil, Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Caixa Econômica Federal , Sistema de Cooperativa de Crédito do Brasil (Sicoob), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – campi Alegre, Jerônimo Monteiro e São Mateus –, Instituto Federal do Espírito Santo – campi Ibatiba, Itapina, Alegre e Santa Teresa –, Centro Universitário (Faesa), WRI, Creas-ES, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab-ES) e – Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-ES).
*Qualquer instituição que queira fazer parte do Grupo Gestor pode solicitar à Seag para que seja aprovada pelo GGE-ES.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!