Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Na manhã da última sexta-feira (22), a Prefeitura de Viana doou um biodigestor de 700 litros para o produtor rural Guilherme Cardoso, conhecido por sua dedicação à produção de cana e mel na região. A doação foi realizada por meio de um processo seletivo conduzido pelo Ministério Público e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), visando beneficiar agricultores que se destacam por suas iniciativas em prol do meio ambiente.
O produtor rural Guilherme Cardoso é um dos beneficiários dos biodigestores. Para ele, que é um produtor orgânico, a instalação dos biodigestores cuida do solo e ainda permite que ele possa usar a água para regar sua produção de cana.
“Esse biodigestor foi um grande aliado para a gente. Tenho esse terreno há 27 anos e trabalhamos com produção orgânica. Com o biodigestor, podemos utilizar a água para regar as plantas e o resíduo como adubo para renovar as produções. E o mais importante vai cuidar da natureza, evitando a poluição dos rios. Para a gente foi um sucesso essa implantação”, comemorou o agricultor.

A instalação aconteceu no dia 22 de março, comemorado mundialmente como Dia da Água e traz uma reflexão, além de demonstrar um esforço do poder público para preservar o leito do rio Jucu, um dos principais rios que cortam a cidade de Viana.
O biodigestor consiste em um sistema fechado onde a matéria orgânica é decomposta por bactérias anaeróbicas, resultando na produção de biogás, composto principalmente por metano e dióxido de carbono. Além do biogás, o processo gera também um biofertilizante de alta qualidade, rico em nutrientes essenciais para o solo, o que contribui para aumentar a fertilidade das terras e melhorar a produtividade das culturas.
Além de proporcionar uma fonte de energia limpa e renovável, o equipamento ajuda a reduzir custos com energia elétrica e fertilizantes químicos, promovendo assim uma maior autonomia e sustentabilidade na atividade agrícola.
Ações como essa não apenas beneficiam os agricultores locais, mas também contribuem para a construção de uma sociedade mais consciente e responsável com o meio ambiente.
Projeto Sanear Viana
Cidade com 100% do esgoto tratado e melhora na qualidade da água que abastece a Região Metropolitana do Estado! O projeto Sanear Viana prevê a implantação de biodigestores em áreas rurais, buscando melhorar a qualidade de vida da população e promover acesso ao saneamento básico nas localidades onde não há coleta e tratamento de esgoto pela CESAN.
Serão entregues aproximadamente 200 biodigestores. Após a instalação destas unidades, calcula-se que até 58,4 milhões de litros de esgoto deixem de ser lançados nos rios anualmente. A instalação será iniciada pelas residências às margens do Rio Jucu, seguidos pelos moradores da região de Antártica e estendido a toda a área rural do município.
A previsão de investimentos é de mais de R$ 4,5 milhões, com meta de universalização dos serviços em 2026, ou seja, antes do prazo previsto pelo Governo Federal, por meio do Novo Marco do Saneamento, que dá prazo até 2033 para a universalização da rede de esgoto. O projeto une esforço junto a ações em curso que estão levando saneamento para os locais da área urbana que ainda não conta com esgoto tratado.
O Sanear Viana, projeto da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), faz parte do pacote de investimentos em sustentabilidade que vem sendo desenvolvido pela gestão comprometida com o meio ambiente, estando em consonância com demais programas como o Reflorestar Viana, cujo objetivo é restaurar Áreas de Preservação Permanente (APP) na zona rural do município, promovendo conservação da água e incremento da biodiversidade local; e o Semeando água, que busca o mapeamento de recursos hídricos na zona urbana do município e apresenta soluções para áreas em estado crítico.





