Mais lidas 🔥

Safra e mercado
El Niño pode pressionar safra e preços do café no próximo ciclo

Previsão do tempo
Vai chover no feriado de 7 de setembro? Confira a previsão em todo o Brasil

Alerta climático
ES tem 90% de chance de estiagem com El Niño

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 31 de agosto

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 01 de setembro

Os preços do tomate registraram alta nos atacados acompanhados pela equipe de Hortifrúti do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nos últimos dias. A valorização ocorreu em meio à redução da oferta do produto.
Segundo pesquisadores do Cepea, a queda das temperaturas nas principais regiões produtoras desacelerou o processo de maturação dos frutos. Com isso, menos tomates chegaram ao mercado atacadista.
As chuvas também interferiram no ritmo das atividades no campo. Em algumas localidades, as condições climáticas dificultaram a colheita e contribuíram para limitar a disponibilidade do produto.
Outro fator que pressionou a oferta foi a menor área atualmente em produção. Enquanto algumas lavouras já encerraram a colheita, outras começaram os trabalhos recentemente e ainda apresentam um ritmo menor de retirada dos frutos.
A combinação desses fatores reduziu o volume disponível nos atacados e favoreceu a elevação das cotações do tomate.
O cenário, porém, pode mudar nos próximos dias. De acordo com o Cepea, a previsão de aumento das temperaturas pode acelerar a maturação dos frutos nas lavouras.
Caso isso ocorra, a oferta de tomate poderá crescer no mercado atacadista, aumentando a disponibilidade do produto e influenciando o comportamento dos preços.





Comentários 0