Mais lidas 🔥

Carcinicultura
Camarão-da-malásia em pequenas áreas é alternativa para aumentar renda no campo capixaba

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 29 de junho

Direitos territoriais
Comunidade quilombola do Espírito Santo tem território reconhecido

Mel Bel
Engenharia, tradição e mel se encontram em Domingos Martins

Cafeicultura orgânica
Café arábica orgânico avança com tecnologia e cultivares certas
(Mapa/Divulgação)Novacki enfatizou no discurso a defesa do papel preservacionista do produtor rural
Na abertura nacional da colheita de soja, em Canarana (MT), nesta sexta-feira (19), o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, anunciou que o Mapa fará, em março, seminário sobre logística de transporte voltado para o agro brasileiro, “para enfrentar esse gargalo do setor ”, conforme afirmou. “Vamos olhar para o mapa do Brasil e verificar onde é necessário investir, com o menor custo possível, sem preocupar com os limites dos estados ou com bandeiras partidárias ”, declarou.
O objetivo, de acordo com Novacki, é consolidar um projeto, ouvindo o setor produtivo, com base em dados estatísticos consistentes da Embrapa Territorial, para que seja executado “independentemente de quem esteja à frente do governo e nas pastas envolvidas ”, segundo o ministro.
A importância do projeto, afirmou, se deve à contribuição que o agronegócio tem para a economia brasileira, sendo responsável por “quase 45% do comércio exterior do país ”. Novacki lembrou a meta traçada pelo ministério de alcançar em cinco anos fatia de 10% do comércio mundial no setor e disse que a produção do Brasil hoje alimenta 1,4 bilhão de pessoas no mundo.
Enfatizou que a imagem do país precisa ser defendida nas relações de comércio internacional, uma vez que a vegetação nativa – que ocupa 66% do território nacional – é um patrimônio inigualável e forte argumento de negociação com os parceiros do exterior. “Queremos que esse esforço de preservação do bioma seja reconhecido, pois ele é do interesse de todo o planeta ”, afirmou.
Essa posição, lembrou, foi defendida pelo ministro Blairo Maggi na abertura do Fórum Global para a Alimentação e a Agricultura (GFFA), em Berlim. No evento, quarta-feira, Maggi criticou “campanhas mal-intencionadas de competidores ineficientes que tentam denegrir a trajetória vitoriosa de um país tropical no mercado internacional agropecuário ”.
Colheita
Na abertura do evento em Canarana, Novacki dirigiu uma colheitadeira, em ato que marcou o início da colheita de soja no país. A expectativa da Conab para a Safra 2017/2018 é que a produção do grão alcance 110 milhões de toneladas.
O secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller, destacou, assim como o ministro interino, os avanços que o Programa Agro+ permitiu ao setor, desburocratizando e modernizando normativos. Foram mais de 840 ações executadas no programa, desde o início da atual gestão, observou Novacki.
Geller disse que o ministério continua alinhado com o setor produtivo, trabalhando com diálogo e transparência, além de manter firmes compromissos assumidos como a regularidade do pagamento da subvenção do seguro agrícola e a redução de juros de financiamentos.
fonte: Agricultura.Gov





