pube
Agronegócio

Agronegócio ganha aplicativo social inédito

por Redação Conexão Safra

em 27/02/2018 às 0h00

3 min de leitura

Agronegócio ganha aplicativo social inédito

Guilherme Ferraudo, co-fundador do YouAgro, explica que “a
plataforma foi criada para conectar os produtores rurais, facilitando a troca de experiências e oportunidades de negócio, sem custos, com base no conceito de economia colaborativa ”. Foto: Divulgação



O agro brasileiro já dispõe da primeira mídia social especializada para a troca de experiência entre produtores. O YouAgro surgiu em dezembro de 2017, a partir de conversas entre profissionais que atuam há mais de dez anos no setor e que decidiram investir com recursos próprios neste novo projeto.


“A plataforma foi criada para conectar os produtores rurais, facilitando a troca de experiências e oportunidades de negócio, sem custos, com base no conceito de economia colaborativa, a exemplo do Uber ”, explica Guilherme Ferraudo, co-fundador do sistema.


Segundo ele, o objetivo é facilitar a vida do produtor no acesso e compartilhamento de informações, integrando a cadeia do agronegócio. “Devido ao aumento da complexidade na produção rural e da dificuldade da iniciativa privada e do governo em simplificar a vida do produtor, foi preciso criar uma ‘revolução’ no meio ”, diz Ferraudo.

pube


“Em nosso ponto de vista, a solução é a colaboração entre os produtores e demais membros da comunidade agropecuária de maneira independente e imparcial. Isso resultou no desenvolvimento do YouAgro, que pode ser considerado um canal ágil, prático e atual ”.


ENTRAVES

Ferraudo explica que o sistema foi desenvolvido a partir da identificação de “uma crescente dificuldade para o produtor rural em relação a fatores como incertezas do mercado, exigências do consumidor, pressão da opinião pública, leis e normas de produção, aumento do nível tecnológico ”, entre outros aspectos.


“Para lidar com este cenário, as soluções apresentadas aos produtores são insuficientes ”, diz o especialista, que admite a existência de alguns entraves nos setores público e privado.


“As instituições públicas estão mais focadas na fiscalização e na pesquisa do que na extensão rural. E a iniciativa privada desenvolve ferramentas e tecnologias que aumentam a produtividade e reduzem os riscos, mas não são suficientes para gerenciar a complexidade que cada produtor rural enfrenta em sua propriedade ”, observa Ferraudo.


SISTEMA INTERATIVO

A plataforma
YouAgro
é gratuita e está disponível para download na Google Play (Android) e Apple Store (iOS). Basta o usuário fazer o download, se cadastrar e começar a interagir com a comunidade digital.


Com apenas três meses de existência, o aplicativo já tem seus indicadores. “Até o momento são mais de 30 fóruns de discussão e mais de 500 participantes com foco em agronomia, veterinária e zootecnia ”, afirma o co-fundador da plataforma e doutor em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).


Participam dos fóruns desde gestores corporativos de grandes empresas e consultores a técnicos agrícolas, estudantes e produtores.


SALTO QUALITATIVO


Ferraudo acredita que a tecnologia tem conectado pessoas de diferentes lugares e formações, com a capacidade de integrar experiências.


“Dessa forma, colaborando mais, diversificando ideias e otimizando recursos, acredito que a tecnologia vai permitir ao agronegócio dar o salto qualitativo que necessita para cumprir a sua jornada de alimentar o Brasil e o mundo ”, ressalta.


“A conversão do conhecimento em tecnologia para o campo é uma das alternativas para gerar vantagem competitiva no agronegócio brasileiro ”.


fonte: SNA.AGR

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!