Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

A Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), em parceria com a ZEG Biogás e o Porto do Açu, deu um passo significativo em direção a uma energia mais sustentável. Por meio de um memorando de entendimento, as empresas estão planejando a construção da primeira usina de biometano a partir da cana-de-açúcar no Estado.
Os estudos da ZEG Biogás indicam que o projeto terá custo estimado de cerca de R$ 60 milhões, com a decisão de investimento prevista para o primeiro trimestre de 2024. Com a operação comercial programada para iniciar em 2025, a usina terá uma capacidade de produção de 5 milhões de metros cúbicos por ano.
O grande destaque é o uso inovador da vinhaça, um subproduto da cana-de-açúcar, na geração de biogás e produção de biometano. Além disso, a possibilidade de explorar outros substratos para expandir o projeto no futuro é uma perspectiva.
Com a abundância prevista de biomassa na região nos próximos anos, os investimentos e a oferta de biometano para o mercado podem ser ampliados, contribuindo assim para a transição energética e o desenvolvimento de projetos industriais de baixo carbono no Porto do Açu. (*Com informações do Jornal “Valor Econômico”- 05/10/2023)





