Mais lidas 🔥

Previsão do tempo
Primeiras ondas de frio do outono devem chegar entre maio e junho

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 09 de março

Anuário do Agronegócio Capixaba 2025
Entre moquecas e balões: o Espírito Santo que inspira

Alerta de chuva
Espírito Santo inteiro entra em alerta de perigo para chuvas intensas

Mercado do café
Conflito no Oriente Médio volta a elevar preço do café

A Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), em parceria com a ZEG Biogás e o Porto do Açu, deu um passo significativo em direção a uma energia mais sustentável. Por meio de um memorando de entendimento, as empresas estão planejando a construção da primeira usina de biometano a partir da cana-de-açúcar no Estado.
Os estudos da ZEG Biogás indicam que o projeto terá custo estimado de cerca de R$ 60 milhões, com a decisão de investimento prevista para o primeiro trimestre de 2024. Com a operação comercial programada para iniciar em 2025, a usina terá uma capacidade de produção de 5 milhões de metros cúbicos por ano.
O grande destaque é o uso inovador da vinhaça, um subproduto da cana-de-açúcar, na geração de biogás e produção de biometano. Além disso, a possibilidade de explorar outros substratos para expandir o projeto no futuro é uma perspectiva.
Com a abundância prevista de biomassa na região nos próximos anos, os investimentos e a oferta de biometano para o mercado podem ser ampliados, contribuindo assim para a transição energética e o desenvolvimento de projetos industriais de baixo carbono no Porto do Açu. (*Com informações do Jornal “Valor Econômico”- 05/10/2023)





