Mais lidas 🔥

Inovação no campo
Nova variedade de banana chama atenção de produtores no ES

Rio Grande do Sul
Azeite brasileiro atinge nota máxima e é eleito o melhor do mundo em concurso na Suíça

Chuva de um lado, seca de outro
El Niño de 2026/2027 pode repetir a força e os impactos do fenômeno de 2015/2016?

Desenvolvimento rural
Mais de 161 mil mudas impulsionam produção no Norte do ES

Produção artesanal
Valença, no Rio de Janeiro, conquista 13 medalhas no Mundial do Queijo

Produtores de diversos municípios, empresários e especialistas da área discutiram sobre o cenário atual e os desafios do setor de cana-de-açúcar, na manhã desta segunda-feira (21), na oficina do Pedeag 4, realizada no auditório da Findes, em Vitória. Na ocasião, foi abordado sobre o potencial econômico para o aumento da produção e competitividade da cadeia produtiva da cana-de-açúcar no Estado.
O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de açúcar; na safra 2020/21, respondeu por aproximadamente 23% da produção e por 51,3% do comércio global do
produto. Segundo dados do IBGE, em 2022, a produção de cana no Espírito Santo alcançou 3,1 milhões de toneladas, em uma área plantada de 52.697 hectares com
produtividade de 59 toneladas por hectare. A cana-de-açúcar tem uma relevância muito grande para Linhares que concentra 35% da produção do Estado.
O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, comentou sobre o potencial e possibilidade de alavancar a produtividade do setor. “O Espírito Santo já produziu mais de 4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e, desde então, a produção vem caindo e ainda não se recuperou. Precisamos melhorar a produtividade e a competitividade do setor, e é por isso que estamos envolvendo representações dessa cadeia de valor. O segmento precisa de uma atenção especial pelo potencial, viabilidade e oportunidades que têm. Nosso objetivo aqui é colher informações de quem está no dia a dia do setor, de quem investe e gera empregos, para que juntos, possamos resolver os gargalos e desafios do setor”, comentou Bergoli.
Favorecer o adensamento dos arranjos produtivos, integrar as políticas de desenvolvimento agropecuário, dando foco à sustentabilidade em suas diversas dimensões, assim como o aumento da produção e competitividade foram alguns temas abordados durante a reunião.
Inovabilidade
Os encontros estão sendo realizados em diferentes municípios do Espírito Santo, valorizando a participação das lideranças do agro capixaba e almejando ampliar os
horizontes, por meio do conceito de inovabilidade.
“O Pedeag 4 também está inovando ao trazer o conceito de inovabilidade – inovação tecnológica e sustentabilidade, que será uma premissa para todas as cadeias produtivas.
Esses dois conceitos vão caminhar lado a lado em prol da agricultura”, destacou Bergoli. Também é possível participar da construção do plano de forma on-line, acessando aqui ou
o site da Seag (seag.es.gov.br) e clicando no banner do PEDEAG 4.




