pube
Agricultura

O Rio de Janeiro comprova sanidade em áreas de produção de uva

por Assessoria de Imprensa

em 20/09/2022 às 11h38

1 min de leitura

O Rio de Janeiro comprova sanidade em áreas de produção de uva

Foto: divulgação

O Rio de Janeiro foi declarado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Mapa), como “Unidade da Federação Sem Ocorrência do Cancro Bacteriano da Videira”, praga que limita a produção de uva de alguns estados brasileiros.

pube

Desde 2018, o serviço de Defesa Agropecuária Estadual vem cadastrando e vistoriando os plantios de uvas fluminenses, realizando levantamentos fitossanitários em busca de pragas e orientando os produtores com relação a importância quanto a procedência das mudas adquiridas para implantação das lavouras.

“Esta condição sanitária alcançada permite ainda a elaboração de medidas visando um maior controle sanitário no âmbito estadual, como planejamento de fiscalizações no trânsito de produtos agrícolas, criação de normas e políticas públicas para o setor, além abrir portas e derrubar restrições de novos mercados para a uva do Rio de Janeiro”, comenta o coordenador de Defesa Sanitária Vegetal, Ilso Lopes.

Para maiores informações a respeito de questões sanitárias e exigências necessárias para aquisição de mudas oriundas de outros estados, deve entrar em contato com um Núcleo de Defesa Agropecuária ou escritório da Emater-Rio mais próximo.