Mais lidas 🔥

Inovação no campo
Nova variedade de banana chama atenção de produtores no ES

Rio Grande do Sul
Azeite brasileiro atinge nota máxima e é eleito o melhor do mundo em concurso na Suíça

Chuva de um lado, seca de outro
El Niño de 2026/2027 pode repetir a força e os impactos do fenômeno de 2015/2016?

Desenvolvimento rural
Mais de 161 mil mudas impulsionam produção no Norte do ES

Produção artesanal
Valença, no Rio de Janeiro, conquista 13 medalhas no Mundial do Queijo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) liberou, de janeiro de 2023 até agora, 76,4 milhões em emendas impositivas da bancada federal ao Governo do Espírito Santo para fomento ao setor agropecuário capixaba. Os dados são do Portal de Transferências Voluntárias e inclui repasses de convênios de 2021 e 2022 que ainda não haviam sido pagos.
A liberação ocorre em meio ao aumento da arrecadação e da articulação política. De acordo com o superintendente Federal de Agricultura no ES, Guilherme Gomes de Souza, a maior disposição para investimentos do Governo Federal tem acelerado as liberações das verbas, na medida em que as licitações efetuadas pelos beneficiários são concluídas.
A lista prevê a aquisição e repasse às prefeituras de 520 máquinas, equipamentos e implementos, dentre eles: 121 Retroescavadeiras, 106 Tratores, 56 Caçambas, 11 Caminhões Pipa, 10 Motoniveladoras e 4 Escavadeiras hidráulicas. A cadeia do café também foi prestigiada com 116 Secadores, 19 Piladores e 11 Torradores.
A Superintendência Federal de Agricultura (SFA-ES) é responsável no Mapa pela aprovação dos projetos, das licitações e solicitação dos repasses no Estado. Segundo o auditor fiscal da Divisão de Desenvolvimento Rural (DDR) da SFA-ES, Klerysson Santana, a previsão é que sejam aprovados e liberados mais R$40,4 milhões até o fim deste ano, relativo ao convênio de 2023 e valores restantes de 2021 e 2022.
As aquisições e distribuição dos itens são executadas pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (SEAG), incluindo aporte de contrapartida financeira. Neste mês, a SEAG entregou mais de 50 máquinas, via doação, às prefeituras municipais relativas a esses repasses, e fará novos ciclos de entregas ainda neste ano.




