Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

O Espírito Santo está prestes a criar um polo de agricultura irrigada nas regiões Norte e Noroeste do Estado, em colaboração com o Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional. Proposto pelo deputado estadual Mazinho dos Anjos, o acordo busca promover o desenvolvimento agrícola. O Estado pode se tornar o 11º polo de agricultura irrigada do Brasil, após a abertura de nove polos entre 2019 e 2022 e a criação do 10º no Rio Grande do Norte. A notícia foi divulgada hoje (11), pela coluna Agro Business (Folha Vitória).
Esse projeto promete trazer avanços significativos, como investimentos em tecnologia, infraestrutura e uma linha de financiamento do Banco do Nordeste para empreendedores do agronegócio. Para dar seguimento ao processo, a diretora do Departamento de Irrigação e a coordenadora-geral da Secretaria Nacional de Irrigação planejam se reunir com o governo estadual e visitar as áreas afetadas ainda neste mês.
Com cultivos como café conilon, frutas e pecuária, a região verá a adição de uma nova fronteira agrícola com a inclusão do cultivo de soja. O objetivo é emitir a portaria oficial de criação do polo em cerca de 60 dias após oficinas de trabalho agendadas para setembro, buscando resultados concretos até o final do ano.





