pube
Agricultura

Encontro no Norte do ES discute produção de mamão e de grãos

por Assessoria de Comunicação da Seag

em 03/08/2023 às 6h08

2 min de leitura

Encontro no Norte do ES discute produção de mamão e de grãos

Foto: Pixabay

O município de Pinheiros, localizado na região norte do Espírito Santo, se notabiliza pela diversa atividade agropecuária, com destaque para o mamão – a cidade é o maior produtor do Estado –, e a produção de grãos, em especial o milho.

Para potencializar ainda mais essas cadeias produtivas e expandir o cultivo para outras regiões do Espírito Santo, o município de Pinheiros recebeu, nesta quarta-feira (02), uma oficina técnica para a colaboração no Plano de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag 4).

pube

No encontro, realizado na Casa do Produtor de Pinheiros, especialistas e produtores da região debateram o cenário das duas cadeias produtivas no Estado. O objetivo foi estabelecer metas e propor ideias para desenvolver a produção de mamão e grãos nos próximos dez anos.

As diretrizes farão parte do Pedeag 4, que está sendo coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O Espírito Santo é o maior exportador de mamão do Brasil, sendo também o segundo maior produtor do País. Somente em 2022, o Estado produziu 426 mil toneladas da fruta, segundo

Já o município de Pinheiros é o maior produtor de mamão do Espírito Santo, sendo responsável por 24% da produção estadual. Na lista dos cinco maiores produtores, todos são da região norte: Pedro Canário, Linhares, Montanha, São Mateus e Sooretama completam o Top 5.

Já na produção de grãos, o principal destaque de Pinheiros é na cultura do milho. O município é o quarto maior produtor do Estado, atrás de Santa Maria de Jetibá, Mucurici e Guaçuí.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!