Mais lidas 🔥

Inovação no campo
Nova variedade de banana chama atenção de produtores no ES

Rio Grande do Sul
Azeite brasileiro atinge nota máxima e é eleito o melhor do mundo em concurso na Suíça

Chuva de um lado, seca de outro
El Niño de 2026/2027 pode repetir a força e os impactos do fenômeno de 2015/2016?

Desenvolvimento rural
Mais de 161 mil mudas impulsionam produção no Norte do ES

Produção artesanal
Valença, no Rio de Janeiro, conquista 13 medalhas no Mundial do Queijo

O projeto “Entre Pomares e Sabores: A Dinâmica da Cadeia Produtiva da Laranja em Jerônimo Monteiro” conquistou o 1º lugar na Mostra Nacional de Ciência e Tecnologia do Colégio Luterano Arthur Konrath, realizada em Estância Velha (RS). O projeto é desenvolvido pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jerônimo Monteiro em parceria com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Biologia do Ifes – Campus de Alegre.
A pesquisa teve como foco a cadeia produtiva da laranja no município de Jerônimo Monteiro (ES) e envolveu estudantes do Ensino Médio da escola parceira, dois professores, bolsistas de iniciação à docência e a coordenadora de área do subprojeto de Biologia do Ensino Médio do Campus de Alegre. O trabalho compreendeu levantamento bibliográfico, visitas a produtores locais, coleta e sistematização de dados e análise de aspectos socioeconômicos relacionados à citricultura na região, articulando atividades de iniciação à docência com investigação no contexto escolar.
Para os licenciandos e bolsistas do Pibid, a experiência integrou formação acadêmica e prática pedagógica. “Participar deste projeto na EEEFM Jerônimo Monteiro, por meio do programa, foi uma experiência muito enriquecedora. Ajudar a fortalecer o conhecimento sobre a citricultura de Jerônimo Monteiro foi uma grande satisfação”, afirma Filipe Teixeira Pinheiro de Souza, bolsista do programa. Para a licenciada Isabela Ribeiro de Araújo, “fazer parte desse projeto foi gratificante, especialmente por incentivar a produção científica nas alunas e ajudá-las a se desenvolverem nesse campo”.
Como desdobramento, o trabalho representou o Brasil na Feira Internacional de Ciência e Tecnologia – CIENTEC, em Lima, no Peru, integrando o conjunto de 160 projetos apresentados. Em decorrência do desempenho alcançado, a equipe também foi credenciada para a Feira Internacional de Ciência e Tecnologia do México, ainda em 2026.
Sobre o Pibid no Ifes
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) voltada à formação inicial de professores e professoras para a Educação Básica. No Ifes, o programa conta com cerca de 450 bolsistas de Licenciatura que atuam em cerca de 60 escolas municipais e estaduais do Espírito Santo.




