Planejamento

Incaper projeta futuro até 2030 e celebra 70 anos com novo selo

Com foco em metas e resultados, Incaper inicia ciclo estratégico 2026–2030 e marca 70 anos com selo histórico

Foto: divulgação

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou, nesta quinta-feira (12), a abertura do processo de construção do seu Planejamento Estratégico 2026–2030. A solenidade aconteceu no Auditório da Receita Federal, em Vitória, reunindo autoridades estaduais, gestores, servidores e parceiros institucionais. O evento foi transmitido on-line, possibilitando que servidores do Incaper em todos os municípios do Espírito Santo acompanhassem a programação.

Durante a solenidade, o diretor-geral do Incaper, Alessandro Broedel Torezani, destacou a relevância do caráter coletivo e participativo do planejamento, voltado à definição das diretrizes que orientarão a atuação institucional nos próximos cinco anos. Na ocasião, ele apresentou, em primeira mão, o selo comemorativo dos 70 anos do Incaper, que serão celebrados em 2026.

“O planejamento estratégico é um instrumento de fortalecimento institucional. Vamos construir, de forma integrada e participativa, uma visão de futuro que fortaleça o papel do Incaper na pesquisa agropecuária, na assistência técnica e na extensão rural, ampliando as contribuições do instituto para o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo”, afirmou Broedel.

A mesa de honra contou com a participação do subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch Simon, representando a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); da subsecretária de Planejamento e Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), Ana Lúcia Pansini; do gerente de Planejamento do Incaper, Pedro Luís Pereira Teixeira de Carvalho; e do presidente da Associação dos Servidores do Incaper (Assin), Luiz Carlos Bricalli.

Pedro Luís Pereira Teixeira de Carvalho apresentou a metodologia e as etapas do processo de elaboração do Planejamento Estratégico do Incaper, que será desenvolvido com a orientação da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP). Posteriormente, a gerente de Gestão Estratégica da SEP, Anna Claudia Aquino, abordou a importância do planejamento no setor público e detalhou as fases que serão executadas no âmbito do Instituto.

Uma análise do cenário econômico e do contexto capixaba foi apresentada pelo diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, e pelo diretor setorial de Integração e Projetos Especiais da instituição, Antonio Ricardo Freislebem da Rocha. A programação incluiu ainda uma palestra motivacional ministrada por Júlio Cezar Soares, com o tema “Um time de campeões”.

Próximas etapas

A elaboração do Planejamento Estratégico do Incaper seguirá ao longo dos próximos meses, com a realização de oficinas regionais e outras etapas participativas, envolvendo servidores de diferentes áreas da instituição. As oficinas estão previstas para os municípios de Nova Venécia, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim, Domingos Martins e Vitória. O cronograma contempla, ainda, encontros voltados à consolidação da missão, visão e valores, bem como à definição de desafios estratégicos, indicadores, metas, projetos e ações.

Selo dos 70 anos do Incaper

O selo comemorativo dos 70 anos do Incaper, lançado durante a solenidade, simboliza a trajetória, os valores e o compromisso do Instituto com a agricultura capixaba. No centro da marca, a folha de café representa a principal cultura do Estado e, de forma ampliada, todas as cadeias produtivas e as famílias rurais acompanhadas ao longo das décadas, sustentadas pela dedicação de pesquisadores, extensionistas e demais servidores.

O círculo que envolve a folha remete ao sol e ao conhecimento, simbolizando a ciência, a pesquisa e a tecnologia levadas ao campo. A curva na base da marca representa o horizonte e as raízes do Incaper fincadas nos 78 municípios do Espírito Santo, de onde nasce o número 70, projetado em direção ao futuro. O dourado expressa o valor construído ao longo dessa história e reafirma o compromisso do Instituto com o desenvolvimento rural, a inovação e a melhoria da vida no campo.

Vídeo e fotos: divulgação/Kátia Quedevez.