Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

Pesca artesanal
Pesca com traineiras é proibida no ES após aprovação de lei

Modelos climáticos
La Niña deve perder força nos próximos meses e terminar no fim do verão

Modelos climáticos
Próximo El Niño deve ser formar em 2026

O Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), em parceria com o Curso de Operações Táticas em Mata Atlântica (Cotama), da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), realizou, na última semana, uma ação de patrulhamento e reconhecimento na Área de Proteção Ambiental (APA) Goiapaba-Açu, localizada em Fundão, no Espírito Santo.
A operação contou com patrulhamento motorizado nas imediações da APA e patrulhamento a pé pelas trilhas do Parque Natural Municipal Goiapaba-Açu, unidade inserida na área de proteção ambiental. O principal objetivo foi a inspeção do terreno e a prevenção de crimes ambientais, que têm sido recorrentes na região, como a caça ilegal de animais silvestres e a retirada irregular de plantas ornamentais, como orquídeas e bromélias.
Durante toda a operação, nenhum crime ambiental foi registrado, evidenciando o trabalho eficaz das equipes na preservação do local.
A gestão da APA Pico do Goiapaba-Açu destacou a importância da ação para fortalecer a integração entre as instituições envolvidas, com ênfase na conservação da fauna e flora da APA e do Parque Natural Municipal. “Este tipo de operação é essencial para garantir a proteção de nosso patrimônio natural e promover a preservação das espécies que habitam a região”, afirmou o gestor da unidade Fabiano Zamprogno Novelli.




