Mercado

Oferta menor eleva preços do mamão no Espírito Santo e no Sul da Bahia

Frutas de melhor qualidade puxam valorização semanal, enquanto lotes com calibre menor e falhas fitossanitárias enfrentam desvalorização

mamão
Foto: divulgação

O mamão registrou nova valorização nas principais regiões produtoras do país, impulsionado pela menor oferta de frutas de boa qualidade. A escassez desse padrão tem mantido as cotações atrativas, sobretudo aos produtores que conseguem entregar lotes com bons calibres e menos incidência de doenças. No sentido oposto, mamocultores que colhem frutos menores e com maior presença de problemas fitossanitários enfrentam preços até 50% inferiores aos pagos pela fruta de melhor qualidade.

Entre 1º e 5 de dezembro, colaboradores do Hortifrúti/Cepea no Norte do Espírito Santo apontaram que o havaí 12-18 foi comercializado a R$ 3,00 por quilo, incremento de 30% frente à semana anterior. No Sul da Bahia, o cenário também foi de alta: o formosa atingiu média de R$ 3,91 por quilo, avanço de 8%.

As chuvas acima do esperado influenciaram diretamente a oferta e a qualidade das frutas nas duas regiões. Além de retardarem a maturação, as condições climáticas favoreceram o surgimento de manchas fisiológicas e de antracnose, reduzindo o volume de mamões aptos ao mercado mais exigente.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos