Oferta e demanda

Preços de frango e ovos seguem em queda e pressionam produtor

Demanda fraca e maior oferta mantêm valores em baixa na segunda quinzena do mês

Foto: divulgação/freepik.com

Os preços da carne de frango permanecem enfraquecidos na última semana. Além da tradicional queda na demanda típica da segunda quinzena do mês, pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) apontam que a recente desvalorização está ligada ao aumento da oferta de frango vivo destinado ao abate. Mesmo com o bom ritmo das vendas no atacado, não há sinais concretos de reação nos valores negociados.

De acordo com levantamento, o frango inteiro resfriado acumula queda de 2,2% entre outubro e a parcial de novembro (até o dia 18), com média atual de R$ 7,81/kg. A tendência, segundo analistas, é que o cenário siga pressionado enquanto persistirem os estoques elevados e a dificuldade de escoamento no varejo.

Desvalorização dos ovos

Os ovos também registram desvalorizações consecutivas nas regiões acompanhadas pelo Cepea. Em algumas praças, as quedas em sete dias chegam a 8%. O menor ritmo de vendas tem elevado gradualmente os estoques nas granjas, o que leva produtores a reduzirem os preços para conseguir negociar a proteína.

Com a oferta ainda acima da demanda, colaboradores do Cepea avaliam que não há espaço para reação positiva no curto prazo. A expectativa é de que os preços dos ovos permaneçam enfraquecidos até o fim do mês, pressionando margens de produtores e mantendo o mercado em alerta.

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos