Mercado

Preço dos ovos cai e atinge o menor nível do ano, aponta Cepea

Preços dos ovos caem pelo segundo mês seguido e atingem o menor nível do ano, segundo levantamento do Cepea

Preço dos ovos sobe em fevereiro, com recordes em Santa Maria de Jetibá. Entenda as causas: demanda, custos, e impacto nos EUA
Foto: divulgação/Freepik.com

As cotações dos ovos encerraram outubro em queda acentuada em todas as regiões monitoradas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP). Em Bastos (SP), principal polo produtor do país, as médias mensais dos ovos brancos e vermelhos foram as menores desde novembro de 2024, representando o ponto mais baixo do ano em termos reais — considerando o deflacionamento pelo IGP-DI de agosto de 2025.

De acordo com os pesquisadores do Cepea, a retração foi mais intensa na segunda quinzena do mês, influenciada pela maior oferta da proteína no mercado interno e pela demanda enfraquecida, comportamento típico do período. Esse cenário pressionou as cotações e limitou as margens de produtores e distribuidores.

O resultado consolida o segundo mês consecutivo de desvalorização do produto, reforçando a tendência de ajuste do mercado após um primeiro semestre de preços mais firmes, sustentados por custos de produção e demanda aquecida.

Com o avanço da oferta e a menor capacidade de consumo das famílias, o setor agora monitora as próximas semanas para avaliar se haverá recuperação nas vendas com a aproximação das festas de fim de ano — período tradicionalmente mais favorável ao consumo de proteína animal.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos