Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

As cachaças produzidas no Espírito Santo continuam acumulando prêmios e reconhecimento internacional. Desta vez, dois alambiques capixabas brilharam na edição 2025 do Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles (CMB), realizada em Jalisco, no México, uma das mais prestigiadas competições de destilados do planeta.
Entre quase 2.600 amostras inscritas de 70 países, a Cachaçaria Fracalossi Carvalho, de João Neiva, conquistou medalha de ouro com uma de suas produções, reafirmando sua presença entre os grandes nomes da cachaça artesanal brasileira. A marca já é conhecida por sua excelência e por acumular prêmios nacionais e internacionais, incluindo o cobiçado título de Duplo Ouro em outras edições de concursos.
Outra capixaba que também se destacou foi a Cachaçaria GG (Giuberti & Giuberti), de Rio Bananal, que levou duas medalhas de prata com seus rótulos artesanais. Além da cachaça, o alambique também produz gin e vodca, ampliando sua presença no mercado de bebidas premium.
O Concurso Mundial de Bruxelas, criado em 1998, é reconhecido pelo rigor técnico de suas avaliações. A competição conta com um júri internacional formado por 140 especialistas, que realizam degustações às cegas para garantir imparcialidade. Em mais de duas décadas de história, o evento consolidou-se como a maior competição de destilados do mundo, premiando bebidas como uísque, conhaque, rum, gim, pisco e baijiu.
A edição deste ano destacou a força da produção brasileira: 45 cachaças foram premiadas, sendo três com medalha Super Ouro, 14 com Ouro e 28 com Prata. O México, país-sede, foi o mais premiado da competição, conquistando inclusive o Spirits Selection Revelation, principal honraria do evento, entregue ao Mexcalito de Mi Corazón Papalometl.
O Espírito Santo vem se firmando, ano após ano, como um polo de qualidade na produção de cachaça artesanal. Além das recentes vitórias da Fracalossi e da GG, o Estado já teve outros nomes reconhecidos no mesmo concurso, como o Alambique Princesa Isabel, de Linhares, que conquistou medalha Grande Ouro e Ouro em 2021, além de uma Prata em 2023.





