Ecologia e manejo pesqueiro

Campus Piúma é destaque em uma publicação internacional

O artigo “Reproductive Biology of the Smoothtail Spiny Lobster (Panulirus laevicauda) to Support Fisheries Management in Southeastern Brazil”, publicado na revista Fisheries Management and Ecology, é resultado de um projeto de pesquisa liderado pelo professor Jones Santander Neto, que teve como objetivo estudar a biologia reprodutiva das lagostas de importância comercial do Espírito Santo. O […]

Pesca
Foto: Anderson Neto

O artigo “Reproductive Biology of the Smoothtail Spiny Lobster (Panulirus laevicauda) to Support Fisheries Management in Southeastern Brazil”, publicado na revista Fisheries Management and Ecology, é resultado de um projeto de pesquisa liderado pelo professor Jones Santander Neto, que teve como objetivo estudar a biologia reprodutiva das lagostas de importância comercial do Espírito Santo. O trabalho contou com a participação do ex-aluno do curso de Engenharia de Pesca, Luciano Almeida.

O estudo busca determinar parâmetros biológicos essenciais para a gestão de recursos pesqueiros, como tamanho de maturidade, época de desova e fecundidade. A partir desses parâmetros, é possível definir legislações sobre tamanho mínimo de captura e período de defeso para a espécie na região, permitindo uma gestão regionalizada.

Além do Ifes – Campus Piúma, o artigo reúne pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), do Incaper e do IPCMar.

A publicação destaca o protagonismo do campus na pesquisa científica aplicada à área pesqueira e o papel transformador da participação estudantil em projetos de alcance internacional.

Confira o artigo aqui.