Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O artigo “Reproductive Biology of the Smoothtail Spiny Lobster (Panulirus laevicauda) to Support Fisheries Management in Southeastern Brazil”, publicado na revista Fisheries Management and Ecology, é resultado de um projeto de pesquisa liderado pelo professor Jones Santander Neto, que teve como objetivo estudar a biologia reprodutiva das lagostas de importância comercial do Espírito Santo. O trabalho contou com a participação do ex-aluno do curso de Engenharia de Pesca, Luciano Almeida.
O estudo busca determinar parâmetros biológicos essenciais para a gestão de recursos pesqueiros, como tamanho de maturidade, época de desova e fecundidade. A partir desses parâmetros, é possível definir legislações sobre tamanho mínimo de captura e período de defeso para a espécie na região, permitindo uma gestão regionalizada.
Além do Ifes – Campus Piúma, o artigo reúne pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), do Incaper e do IPCMar.
A publicação destaca o protagonismo do campus na pesquisa científica aplicada à área pesqueira e o papel transformador da participação estudantil em projetos de alcance internacional.
Confira o artigo aqui.




