Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O conclave, reunião do Colégio de Cardeais que vai eleger o sucessor do Papa Francisco, começa nesta quarta-feira (7). A votação, que ocorrerá na Capela Sistina, reunirá 133 cardeais com menos de 80 anos e o eleito precisará de, pelo menos, dois terços dos votos. O rito teve início pela manhã, com uma missa solene celebrada na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Durante a Missa Pro Eligendo Romano Pontifice, expressão em latim que significa “Missa para a eleição do Romano Pontífice”, o cardeal Giovanni Battista Re pediu a Deus que conceda o Papa que melhor saiba despertar as consciências de todos e as energias morais e espirituais na sociedade atual.
“Entre as tarefas de cada Sucessor de Pedro está a de promover a comunhão. Não uma comunhão autorreferencial, mas totalmente orientada para a união entre as pessoas, os povos e as culturas, sempre com o objetivo de que a Igreja seja casa e escola de comunhão.”
Fumaça branca! Quando o novo Papa será conhecido?

Nesta quarta-feira, primeiro dia de conclave, ocorrerá uma votação. Por volta das 14h, horário de Brasília, a primeira fumaça vai sair da chaminé da Capela Sistina. Se ela for branca, é porque já há um Papa eleito. Se ela for escura, ainda não há definição.
Na quinta-feira (8), serão quatro reuniões e as fumaças devem sair às 5h30, 7h, 12h30 e 14h, todos horário de Brasília. Na sexta-feira (9), as votações se repetem. Caso o Papa não seja eleito, faz-se uma pausa de 24 horas para orações. Depois, as votações reiniciam, nos mesmos horários dos dias anteriores.





