Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

As máquinas recolhedoras de café que estiverem fora das normas de segurança do Ministério do Trabalho e Emprego serão lacradas e interditadas nesta colheita. As máquinas compradas antes de 2024, ainda não possuem os ajustes necessários para garantir a segurança dos produtores na operação.
As fiscalizações nas propriedades rurais durante o período serão mais rigorosas e a orientação é que os produtores se atentem à regularização de seus equipamentos, pois não haverá tolerância para irregularidades.
O alerta foi feito em uma reunião entre trabalhadores rurais, sindicatos patronais rurais, representantes dos fabricantes das máquinas, o Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar-ES).
Entre as ações de segurança implantadas nas novas recolhedoras, está a instalação de um botão de pânico para o travamento imediato do equipamento em caso de emergência. Durante a reunião, também foi reforçada a necessidade de treinamentos aos trabalhadores rurais que irão conduzir as máquinas.
O Senar-ES oferece o treinamento de operação e manutenção de recolhedora de café, na qual ensina técnicas apropriadas para operar a máquina. Saiba mais:
Treinamento de operação e manutenção de recolhedora de café
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: Introdução; Conhecer os componentes da máquina e do implemento; Apresentação dos componentes (trator e recolhedora); Acoplamento ao trator; Manutenção; Normas de segurança NR12 e NR31 (Art° 31.12.31); Aula prática: Operação da máquina atendendo todas as normas.
O Sistema Faes/Senar-ES/Sindicatos Rurais alerta os produtores para a importância de cumprir as normas de segurança, evitando autuações e garantindo um ambiente de trabalho seguro nas lavouras.




