Mercado

Saca de arroz volta a ficar abaixo de R$ 100

O mercado de arroz em casca no Rio Grande do Sul entra em compasso de espera neste período de festas de final de ano

arroz preço
Foto: divulgação/Freepik

O mercado de arroz em casca no Rio Grande do Sul entra em compasso de espera neste período de festas de final de ano. As negociações no mercado spot estão lentas, com compradores e vendedores demonstrando cautela, segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

A dinâmica atual do mercado reflete uma combinação de fatores sazonais e econômicos. De um lado, os compradores se mostram preocupados com as dificuldades logísticas típicas desta época do ano, que podem impactar o transporte e a entrega do produto. Do outro, os vendedores optam por estocar o arroz, desmotivados com as expressivas quedas de preços observadas nos últimos dois meses. Essa postura de retenção da oferta contribui para o baixo volume de negócios no spot.

Esse cenário de menor atividade resulta em preços enfraquecidos. Na parcial de dezembro (até o dia 20), o Indicador Cepea/IRGA-RS (58% grãos inteiros, com pagamento à vista) acumulou uma desvalorização de 3%, levando a saca de 60 kg a operar novamente abaixo de R$ 100. Essa marca representa um importante ponto de referência para o mercado e indica a pressão baixista sobre os preços.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos