Conexão Safra é finalista em Prêmio de Jornalismo Cooperativista
por Redação Conexão Safra
em 01/11/2024 às 16h01
3 min de leitura
A revista Conexão Safra está entre os finalistas do 17º Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba (PJC), com duas reportagens na categoria impresso. As matérias abordam temas cruciais para o setor e demonstram a importância do cooperativismo para o desenvolvimento do Espírito Santo e do Brasil.
Uma delas, intitulada “Cooperativas inovam e impulsionam o agronegócio brasileiro”, de autoria de Fernanda Zandonadi e Rosimeri Ronquetti, mergulha no universo da inovação nas cooperativas e como essas instituições têm se adaptado à Quarta Revolução Industrial. Com o uso de tecnologias como Inteligência Artificial e Internet das Coisas, as cooperativas estão cada vez mais competitivas e contribuindo para o crescimento do Espírito Santo e do país.
A outra reportagem finalista, “Como iniciativas religiosas mudaram histórias no meio rural capixaba”, da jornalista Rosimeri Ronquetti, revela o importante papel de movimentos religiosos no desenvolvimento da agricultura familiar no Espírito Santo. A reportagem mostra como sacerdotes, dentro e fora do Estado, têm atuado para melhorar a vida de pequenos produtores e conter o êxodo rural.
“Todo o nosso trabalho jornalístico tem o produtor rural como protagonista. Nesses 13 anos da história da Conexão Safra sempre foi esse o nosso foco. E quando uma de nossas reportagens é selecionada para a final de um prêmio tão relevante quanto o PJC (Prêmio de Jornalismo Cooperativista) realizado pela OCB/ES, nosso coração explode de alegria. E, este ano, foram duas autorais assinadas pelas minhas amigas jornalistas Rosi Ronquetti e Fernanda Zandonadi, ou seja, a comemoração é dupla. Sorte, meninas. Vocês arrasaram!”, conta Kátia Quedevez, editora da Conexão Safra.
“Uma alegria e uma surpresa muito grande ter dois trabalhos entre as cinco melhores. É, sem dúvida, o reconhecimento de um trabalho feito com muita dedicação e muita liberdade. Se não fosse a confiança da nossa editora, Kátia Quedevez, em nosso trabalho e nas escolhas das pautas, nada disso seria possível”, afirma Rosi Ronquetti.
Mais Conexão Safra
“É um reconhecimento do nosso trabalho em buscar sempre as melhores histórias para contar, filosofia que está no DNA da Conexão Safra e de nossa editora, Kátia Quedevez. Acreditamos que a reportagem sobre a inovação mostra a força das cooperativas e dos agricultores em se adaptar aos novos tempos e como a tecnologia pode ser uma grande aliada para o desenvolvimento do agronegócio”, diz Fernanda Zandonadi.
O Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba, promovido pelo Sistema OCB/ES desde 2007, reconhece a importância da imprensa na divulgação do cooperativismo e estimula a produção de trabalhos jornalísticos de qualidade sobre o tema. A premiação é uma oportunidade para destacar a relevância do cooperativismo para a sociedade e para homenagear os profissionais de comunicação que contribuem para a disseminação desse modelo de negócio.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!