Medida de segurança

Parque Estadual Paulo César Vinha é fechado por causa de incêndios

A medida é para garantir a segurança dos visitantes, uma vez que um incêndio está afetando a Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba

Parque Estadual Paulo César Vinha é fechado por causa de incêndios
Foto: Governo do ES

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) informou, na tarde desta quinta-feira (12), que o Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), em Guarapari, será temporariamente fechado para visitação até a próxima segunda-feira (16). A medida é para garantir a segurança dos visitantes, uma vez que um incêndio está afetando a Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, nas proximidades do parque. Além disso, durante este período, todos os servidores do PEPCV estão empenhados nas ações de combate ao fogo, com o objetivo de proteger tanto a APA quanto evitar que o fogo chegue até o parque.

Parque Estadual Paulo César Vinha é fechado por causa de incêndios
Foto: Governo do ES

O governador Renato Casagrande sobrevoou nesta quinta uma área de queimadas em Setiba. Na ocasião, o Imageador Térmico acoplado no helicóptero do Notaer fez imagens das áreas afetadas. O equipamento tem sensor de calor que capta a grande distância.

O incêndio está atingindo a APA de Setiba desde a noite da segunda-feira (9). As equipes do Iema e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) estão atuando no combate direto às chamas, que, até o momento, não atingiram o parque. As equipes também contam com o apoio de aeronave do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) para o transporte até regiões de difícil acesso e combate direto, realizando lançamento de água.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos