Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em parceria com a Escola Nacional De Gestão Agropecuária (Enagro) está promovendo curso online sobre Selos de Identificação Artesanal: Selo Arte e Selo Queijo Artesanal. As inscrições do curso ocorrem entre 15 e 26 de julho, sendo o público-alvo do curso os servidores e técnicos em exercício nas Superintendências de Agricultura e Pecuária, Divisões de Desenvolvimento Rural e Secretarias de Agricultura Estaduais e Municipais, bem como produtores. Já o período de realização do curso ocorre de 15 de julho a 16 de agosto de 2024.
A certificação de identificação Artesanal permite que produtos como queijos artesanais, produtos lácteos, produtos cárneos, pescados, seus derivados e produtos de abelhas possam ser vendidos livremente por todo território nacional, proporcionando a desburocratização de registro e comercialização para produtores artesanais que se encaixem nos requisitos exigidos pelas regulamentações dos selos.
Para os consumidores, é uma garantia de qualidade, com a segurança de que a produção é artesanal e respeita as boas práticas agropecuárias e de fabricação, além de caracterizar o produto como singular e genuíno.
O curso de “Selos de Identificação Artesanal: Selo Arte e Selo Queijo Artesanal” tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre os respectivos selos.
Clique aqui para se inscrever e ter mais informações do curso.
Selos de Identificação Artesanal
Os selos de identificação Artesanal, selo Arte e selo Queijo Artesanal, são certificados que asseguram que o produto alimentício de origem animal foi elaborado de forma artesanal, com receita e processo que apresentem características tradicionais, de valorização ou vinculação territorial, regionais ou culturais. Por intermédio da certificação, assegura-se que o produto atestado possui propriedades organoléptica únicas, diferenciadas, com modo de fabricação artesanal próprio de determinada região, tradição ou cultura e que adota as Boas Práticas Agropecuárias e as Boas Práticas de Fabricação. No caso do selo Queijo Artesanal, os produtores também precisam seguir os protocolos de elaboração específicos para cada tipo e variedade de queijo.




