Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 22 de janeiro

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) informa que a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs) já pode ser feita diretamente pelos produtores e médicos veterinários habilitados pelo Sistema de Defesa Agropecuária (SDA), no Produtor Online, que foi restabelecido. O sistema ficou fora do ar por um período em razão da indisponibilidade do datacenter da Procergs. O local, situado na área central de Porto Alegre, ficou alagado durante quase todo o mês de maio.
De forma emergencial, as GTAs foram emitidas em contingência no módulo emergencial que foi disponibilizado na Plataforma de Defesa Sanitária Animal (PDSA-RS), construído pela parceria mantida pela Seapi e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com a volta dos sistemas da Procergs, houve a migração dos dados de quase 60 mil GTAs emitidas desde o dia 8 de maio para o SDA. Com isso, algumas propriedades podem apresentar bloqueio para a emissão de guias devido a variação de saldos de animais no sistema, que deverá ser regularizado pelos produtores junto às Inspetorias dos seus municípios.
A partir de agora estão liberadas as emissões de guias para todas as categorias, inclusive para o cadastro de eventos de todas as funcionalidades. Nesse primeiro momento não será solicitado o prazo mínimo para o cadastro, mas a partir do dia 15 de junho volta a ser exigido o prazo preconizado na legislação.




