Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

A Sala de classificação e Análise Sensorial de Cafés “João Ferreira Ramos”, de Alto Rio Novo, no Noroeste do Estado, venceu a 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na categoria Empreendedorismo Rural.
Fundada em dezembro de 2022, a Sala permitiu a realização da 1ª Mostra de Cafés Especiais do município já no ano seguinte. Da Mostra saíram o primeiro e o quinto colocados na categoria Canéfora, do concurso “Coffee of the Year” (COY 2023), na Semana Internacional do Café (SIC), o vencedor do Concurso de Cafés Especiais da Cooabriel e um dos finalistas do Prêmio Pio Corteletti.
“Passei 10 anos fora do município e quando voltei busquei a prefeitura para que pudéssemos ter uma sala de degustação. Para mim o maior resultado é saber que não só Alto Rio Novo, mas as regiões Norte e Noroeste, ganharam visibilidade com seus cafés. A gente sempre produziu bons cafés, mas precisavam ser validados e a chegada da sala de degustação fez com que os produtores investissem nos seus cafés. Os resultados, em apenas um ano, foram os melhores possíveis”, conta o degustador do Incaper, idealizador do projeto e coordenador da Unidade, Rodrigo Fernandes de Oliveira.
Em dezembro de 2023, um ano depois de inaugurado e já inscrito na premiação, o local passou de sala de classificação e degustação para uma Unidade de Referência de Cafés de Qualidade, ligado ao Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo (Cecafes)
O município vai representar o Estado na premiação nacional, em Brasília, no dia 11 de junho. Os municípios de Domingos Martins e Fundão conquistaram prata e bronze, respectivamente.





