Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A Fundação de Apoio às Ciências e Tecnologias Avícolas (FACTA) promoverá um amplo debate sobre a conjuntura internacional e as pesquisas relativas à Influenza Aviária, em simpósio que acontecerá durante o Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS), programado entre os dias 06 e 08 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).
Evento tradicional da programação dos SIAVS, o Simpósio Facta será dividido em dois blocos nesta edição. Na primeira etapa, abordará o papel das aves migratórias e mamíferos marinhos na ecopidemiologia da enfermidade, principais rotas na América do Sul, além das origens e contenções de casos na região. Especialistas como Jansen de Araújo (Universidade de São Paulo / SP), Priscilla Prudente do Amaral (ICMBio / PB) e Mário Sérgio Assayag (Aviagen / SP) participarão do painel que será mediado pela Auditora Fiscal Federal Agropecuária, Taís Oltramari Barnasque (SISA / RS).
Na segunda etapa, a Chefe da Divisão de Gestão de Planos de Vigilância do Ministério da Agricultura, Daniela de Queiroz Baptista (MAPA / DF) e o pesquisador Sjaak de Wit (Universidade de Utrech / Holanda) apresentarão experiências diferentes no enfrentamento da enfermidade, indo das lições aprendidas pelo Brasil sobre as ocorrências em aves silvestres e de fundo de quintal, chegando ao debate atual em torno do desenvolvimento de vacinas para a enfermidade. A jornalista Juliana Azevedo (Canal Rural / SP) mediará o debate.
“Estamos em um contexto em que a Influenza Aviária deixou de ser um tema estritamente de prevenção, e se tornou rotina na produção avícola global. Como único país entre os grandes produtores a permanecer livre de registros no plantel comercial, o Brasil precisará avaliar constantemente seus erros e acertos para fortalecer ainda mais não apenas a sua biosseguridade, como também a sua agilidade em uma eventual reação”, avalia o coordenador do simpósio e presidente da FACTA, Ariel Mendes.
As inscrições para a programação de palestras do SIAVS já estão abertas. Preços promocionais e mais informações podem ser encontradas no site do evento.




