Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Tempo severo
Espírito Santo tem 45 cidades em alerta máximo para chuvas fortes; veja a lista

La Niña está acabando? O que mostram os sinais ocultos no Pacífico para 2026

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Capacitação no agro
Como o cacau pode render muito além do chocolate

A Associação Agricultura Forte emitiu, nesta terça feira (23), uma nota de repúdio contra às recentes ameaças de invasão e ocupação ilegal de terras nos municípios de Mimoso do Sul e Boa Esperança, assim como às mobilizações semelhantes em outros municípios capixabas. A associação expressou sua profunda preocupação com esses atos que “desrespeitam a propriedade privada e ameaçam a segurança e o desenvolvimento do agronegócio no Estado”.
A entidade ressaltou, ainda, a importância do respeito às leis e dos mecanismo legais para a resolução de conflitos fundiários. “A invasão de terras é uma prática ilegal que causa prejuízos significativos aos produtores rurais, comprometendo não apenas a produção agropecuária, mas também a economia local, promovendo caos social e violência. A associação pede que as autoridades competentes busquem ações para coibir tais práticas no Estado”.
“A invasão de terras não apenas viola os direitos legítimos dos proprietários, mas também prejudica a integridade do ordenamento jurídico e a estabilidade social. Ressaltamos a necessidade urgente de ações por parte das autoridades competentes para coibir tais práticas e garantir que o acesso à terra seja promovido por meio de mecanismos legais e transparentes”, informou a entidade
Entenda o caso
Na última semana, foram erguidas mais de 100 barracas em um acampamento às margens de uma estrada na zona rural de Mimoso do Sul. As autoridades foram acionadas e foi expedido uma liminar de reintegração de posse requerido pela Prefeitura de Mimoso do Sul. A área continua ocupada.
Já em Boa Esperança, na divisa com Pinheiros, também há um acampamento recentemente montado. Não se sabe ainda a quantidade exata de barraca, mas há notícias de abordagens de pessoas para participarem de acampamentos em outros municípios do Espírito Santo.






