Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

O Programa de extensão que presta assistência em vacinação contra brucelose aos produtores locais no entorno do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Itapina, finalizou 2023 com 38 alunos capacitados para atuar como vacinadores contra brucelose. Ao todo os alunos assistiram 35 produtores com vacinação de 210 bezerras.
Segundo a coordenadora do programa e médica veterinária do campus , Sherrine Queiroz Fermo, a Brucelose é uma zoonose cuja vacinação é obrigatória entre os meses de maio e novembro e deve ser realizada por médico veterinário ou vacinador devidamente capacitado e cadastrado no órgão estadual de defesa agropecuária.
“Com forte impacto regional, especialmente no tocante à saúde pública, o programa de extensão tem grande importância no controle dessa zoonose, pois faz-se cumprir a legislação de controle sanitário da brucelose na região atendendo atualmente 64 produtores rurais no entorno da instituição, com a participação direta dos estudantes como protagonistas da ação de extensão oferecendo uma complementação pedagógica na forma de capacitação para os alunos”, disse a coordenadora do programa.




