Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Três produtores rurais de Linhares decidiram abrir uma empresa depois de passarem por um treinamento do Senar-ES. Wanderson Clemente, Ilton Scarpat e Renildo Alves se uniram em sociedade e criaram a Geodrone.
A empresa que presta serviço para topografia, geoprocessamento e mapeamento aéreo rural e urbano, já está funcionando. A capacitação dada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo foi de operação e mapeamento com aeronave remotamente pilotada, ou seja, o drone. O curso auxilia os participantes a entenderem melhor sobre a ferramenta e a aplicabilidade no campo.
O instrutor de mecanização agrícola e operação de drones, Cleber Muniz, foi o responsável pelas aulas que inspiraram os sócios a darem esse passo importante. Feliz e orgulhoso pelos alunos, Muniz diz que é preciso esforço para realizar seus objetivos, como esses fizeram. “Tem que acreditar no sonho e buscar caminhos sólidos e confiáveis para transformar em realidade”, ressalta.
De acordo com Wanderson, um dos criadores do Geodrone, o curso do Senar-ES foi o que precisavam para tirar o plano do papel. “Nós já estávamos fazendo treinamentos online e buscando capitalização. Quando fui desligado da empresa que trabalhava, criamos um ânimo maior, e com o curso prático do Senar não tivemos mais dúvidas do caminho a seguir”, conta o produtor.
O treinamento foi feito no município de Rio Bananal, na região Norte do Espírito Santo e, segundo o empreendedor, “a prática e troca de informações técnicas do software foram fundamentais” quanto a decisão de criar a empresa.
O foco inicial da Geodrone será fazer o mapeamento e calcular os índices de vegetação das áreas, a fim de captar informações eficientes para tomadas de decisões. Sempre com a missão de levar as soluções que o cliente precisa.
Muniz finaliza reforçando a importância das capacitações do Senar para a evolução dos produtores rurais. “Além de levar conhecimento, nós do Senar-ES, mudamos a vida das pessoas. E para melhor. O Senar é o melhor caminho”, conclui o instrutor.




