Cafeicultura

Tecnologia de secagem de grãos em menos de 24h é apresentada na SIC

Desenvolvido com tecnologia nacional, Coffee Dryer realiza a secagem dos grãos de café sem perder a qualidade original

por Assessoria de Imprensa

em 09/11/2023 às 15h57

3 min de leitura

Tecnologia de secagem de grãos em menos de 24h é apresentada na SIC

*Foto: Divulgação AgroUrbano Hub de Comunicação

Uma das principais atrações da Semana Internacional do Café (SIC), que começou ontem (08) e segue até amanhã (10), em Belo Horizonte, é a apresentação da inovadora tecnologia brasileira projetada para secar grãos de café em menos de 24 horas. A SIC é uma das maiores feiras do mundo do setor cafeeiro e tem como objetivo conectar e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios.

É para esse público que a Dryeration, empresa sediada no Rio Grande do Sul com uma divisão comercial na América Central, apresentou o Coffee Dryer, uma tecnologia desenvolvida para realizar todo o processo de secagem do café nesse curto período, preservando a qualidade original dos grãos colhidos. Além disso, o secador permite que a área de contato com o fruto seja semelhante a um “terreiro” e inicia a injeção de volume de ar, o qual vai passando pelo café, que está estático dentro do secador, fazendo com que o fluxo passe em todas as partes e seque toda a massa com homogeneidade.

Com mais de 42 anos de atuação no mercado nacional, a Dryeration é a detentora da nova tecnologia e pioneira no desenvolvimento de inovações tecnológicas para secagem de grãos, cereais, oleaginosas e sementes. O fundador da Dryeration, Otalício Pacheco da Cunha, especialista em sistemas de secagem de grãos, destaca a importância dessa tecnologia ao afirmar: “Estamos trazendo para o mercado um novo conceito e velocidade, reduzindo o tempo de secagem e eliminando muitos problemas de secagem, como chuva, infestação de insetos e queima de matéria seca”.

Além de permitir uma secagem uniforme, a agilidade com que o secador Coffee Dryer retira a umidade dos grãos e a leva para fora do secador, com a mesma rapidez, preserva a qualidade dos grãos. Cada equipamento tem capacidade para 20 mil litros/dia – em torno de 14 toneladas.

Outro avanço no pós-colheita do café é o secador entregar ao cafeicultor grãos que tanto podem ser industrializados como também podem ser plantados, como sementes, dependendo da opção do produtor, com todo vigor e matéria seca e sem perder a germinação. Isso representa uma mudança significativa em relação ao tratamento delicado atual, que envolve etapas como despolpa, lavagem, fermentação e secagem, geralmente realizada em terreiros suspensos.

“Essa tecnologia permite que os produtores coloquem o café diretamente do campo para o secador, economizando várias etapas de trabalho e mantendo a qualidade do grão tal como estava no pé, sem perda de matéria seca ou vigor”, destaca Otalício.

DA MESMA SÉRIE

- Melhores cafés Fairtrade são premiados e ganharão mercados mundiais- Uma jornada de dedicação que culminou no brilho dos cafés do ES na SIC- Carioca é o novo campeão brasileiro de barista- Incaper mostra qualidade dos cafés do Espírito Santo na SIC 2023- 3 Corações anuncia ganhadoras do Concurso Florada Premiada 2023- IG Café Conilon Espírito Santo ganha espaço na SIC 2023- Confira a lista das 65 amostras finalistas do Coffee of the Year 2023- Origens produtoras e acesso a mercados são destaque na abertura da SIC

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!

Privacidade

Utilizamos cookies para personalizar conteúdos durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta e utilização dos dados. Políticas de privacidade