Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Cotações
Café, boi e hortifruti: confira as cotações do dia 9 de dezembro

A expectativa está no ar para a tão aguardada Semana Internacional do Café (SIC) de 2023. A organização do evento divulgou hoje a lista dos 150 finalistas para o prestigioso prêmio Coffee of the Year (COY), considerado o Oscar da cafeicultura nacional. A notícia gerou um verdadeiro burburinho entre as regiões produtoras de cafés especiais do Brasil, com competições acirradas em duas categorias: Arábica e Canéfora (Confira abaixo)
O que chamou a atenção de muitos observadores foi a notável presença de produtores do Ceará na categoria Arábica. Mas o Espírito Santo também se destacou com sua notável diversidade de regiões produtoras. Entre elas, destacam-se o Caparaó, que conta com 50 produtores – considerando que esta região faz divisa com Minas Gerais, também estamos contabilizando os finalistas mineiros. Além disso, as Montanhas do Espírito Santo, representadas por 16 cafeicultores, e o Conilon Capixaba, com 15 finalistas.
Na categoria Canéfora, a Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul) mostrou sua força, com 11 finalistas entre um total de 30 amostras inscritas.
Os municípios capixabas que conquistaram seu lugar entre os finalistas são diversos e representam a riqueza da cafeicultura no Estado: Marechal Floriano, Iúna, Ibatiba, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Afonso Cláudio, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Pedra Azul do Aracê (Domingos Martins), Mimoso do Sul, Mantenópolis, Conceição do Castelo, Alto Rio Novo, Jerônimo Monteiro, Jaguaré, Alegre, Muqui, Brejetuba e Pinheiros.
O ápice do concurso será a seleção dos dez melhores cafés arábica e dos cinco melhores cafés canéfora. As preciosidades serão disponibilizadas em garrafas térmicas para o público da SIC em Belo Horizonte, de 08 a 10 de novembro, que terá o privilégio de ajudar a eleger o grande vencedor do COY 2023.
ANUNCIOS-FINALISTAS-COY-2023-DIVULGACAO-180-CLASSIFICADOS-COFFEE-OF-THE-YEAR-2023-2





