Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Espírito Santo pode ter duas de suas mais famosas rotas turísticas reconhecidas oficialmente. É o que preveem os Projetos de Lei (PLs) 394 e 395/2023. O primeiro versa sobre o Circuito Caravaggio, em Santa Teresa. Já o segundo trata da Rota do Lagarto, em Domingos Martins.
Segundo o PL 394/2023, o Circuito Caravaggio possui aproximadamente 10 quilômetros de extensão e a rota “se encontra em uma região turística de nosso Estado que recebe turistas do Brasil inteiro, além de capixabas e estrangeiros”. Explica o deputados Marcelo Santos, autor do projeto.
Em seu trajeto, o circuito reúne cerca de 30 empreendimentos de diversos setores, como gastronomia, cultura e arte, além de muitas belezas naturais presentes na região.
Já o PL 395/2023, de autoria do deputado Mazinho dos Anjos, informa que a Rota do Lagarto está localizada entre a BR-262 e a Rodovia ES-164, possuindo aproximadamente 8 quilômetros “de uma das paisagens mais lindas do nosso Estado”.
O circuito tem início na entrada do Parque Estadual da Pedra Azul e possui diversos estabelecimentos “requintados”, como pousadas, lanchonetes, cafés, bistrôs, restaurantes, lojas de produtos artesanais, serviços de turismo de aventura e ecoturismo, entre outros.
Os autores das proposições acreditam que ambas as rotas firmaram-se como pontos turísticos atrativos, capazes de gerar a valorização dos municípios de Santa Teresa, Domingos Martins, e, até mesmo, de cidades vizinhas.
Tramitação
Os PLs 394 e 395/2023 foram encaminhados às comissões de Justiça, de Turismo e Desporto e de Finanças para análise e elaboração de parecer.




