Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou, nesta semana, a 6ª capacitação para os servidores que atuam nos Serviços de Inspeção Municipais (SIMs) do Estado. O evento aconteceu em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae-ES) e o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar). O encontro aconteceu durante os dias 30 e 31 de maio, no auditório do Sebrae, em Vitória.
Um total de 95 profissionais, entre médicos-veterinários e demais integrantes dos Serviços de Inspeção Municipais (SIM) de 39 municípios e dois consórcios públicos de municípios participaram do evento.
Nesta edição, os temas abordados foram “Orientações para formalização tributária e fiscal da agroindústria de pequeno porte”; “Estratégias para elaborar projetos e sistematizar planos de captação de recursos”; “Análises laboratoriais fiscais”; “Microrganismos e contaminação microbiana em alimentos de origem animal”; “Estudo de caso: aplicando os conhecimentos de microbiologia na elaboração de plano de ação após a detecção de microrganismos em agroindústrias”; e “Influenza aviária”.
O diretor-presidente do Idaf, Leonardo Monteiro, reforça a importância da equipe da Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp) para impulsionar o fomento dos SIMs e o desenvolvimento das agroindústrias, além de estimular a valorização dos produtos do Estado e o incentivo à melhoria da economia dos municípios.
“O trabalho diferenciado da Geapp, no desenvolvimento do Susaf/ES, tem sido motivo de orgulho para o Idaf e destaque em todo País. O fortalecimento dos serviços pode ser notado, inclusive, pelo aumento da quantidade de municípios que aderiram ao Susaf/ES. Desde 2018, foram 10 novas adesões. Atualmente, são 12 municípios aderidos, 62 agroindústrias incluídas e mais de 400 produtos de origem animal de qualidade e seguros para a população capixaba”, disse.
De acordo com a gerente de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp) do Idaf, Erica Machado, esses encontros tiveram início em 2018, com o objetivo orientar sobre o trabalho de inspeção sanitária de produtos de origem animal, com foco nas agroindústrias de pequeno porte.
“A interação dos participantes e o interesse pelo aperfeiçoamento de seus serviços fez com que mantivéssemos os treinamentos de forma contínua, com novos temas a cada edição, sugeridos pelos próprios envolvidos, conforme a demanda na prática das atividades”, explicou.




