Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Após derrubada de vetos
Nova Lei de Licenciamento Ambiental aumenta responsabilidade do produtor rural

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) vinculados à Gerência de Defesa Sanitária e Inspeção Vegetal (Gedsiv) participaram, nessa terça-feira (09), de reunião técnica com a Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro.
O encontro aconteceu na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica (RJ), e teve como objetivo estabelecer a integração de ações de defesa e inspeção vegetal nas áreas de divisa entre os Estados.
De acordo com a gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Vegetal do Idaf, Leilane Lima, foram abordadas questões como a celebração de acordo de cooperação técnica visando ao compartilhamento de informações estratégicas da fiscalização nas barreiras sanitárias. “Também discutimos aspectos do programa “Aplicador Legal”, instituído pelo Decreto Federal nº 10.833 de2021 e o trânsito interestadual de vegetais. É importante, ainda, que possamos ampliar essas ações para os demais estados que fazem divisa com o Espírito Santo”, destacou Leilane Lima.
O subgerente de Inspeção e Fiscalização Vegetal do Idaf, Marcio Gama, comentou a importância da integração. “Essa parceria entre os estados, sobretudo os que fazem divisa, é fundamental para a eficácia do trabalho de fiscalização. Não existe fiscalização sozinha. Muitas vezes algumas ações aqui refletem no Estado vizinho e vice-versa”, salientou.
Segundo ele, ter procedimentos e condutas devidamente alinhados contribui substancialmente para a efetivação dos resultados. “Tivemos ainda a oportunidade de conhecer o Sistema Informatizado de Controle de Agrotóxicos e Receita Online utilizado pelo órgão de defesa sanitária vegetal do Rio de Janeiro”, explicou Gama.
Também participaram do encontro técnico o engenheiro-agrônomo do Idaf Daniel Abreu e representantes do Departamento de Entomologia e Fitopatologia da UFRRJ.
Consórcio de Integração Sul e Sudeste
A reunião técnica compreende um dos desdobramentos da 6ª Edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que aconteceu no início de março deste ano, e contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
Na ocasião, estiveram reunidos secretários estaduais dessas regiões e foram identificados pontos de aperfeiçoamento na prevenção e no controle de pragas que impactam os produtos agrícolas dos Estados envolvidos.
O principal objetivo do Cosud é consolidar a agenda de cooperação entre os governos dos Estados do Sul e Sudeste, com temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais.
