Laço campista

Jovem amazona de Afonso Cláudio se destaca em competições de laço

Anna Karolina Falqueto de Almeida, de 18 anos, é uma talentosa amazona que compete em provas de laço campista.

Foto: divulgação

A estudante Anna Karolina Falqueto de Almeida (18), de Afonso Cláudio, na região Serrana capixaba, é uma talentosa amazona que compete em provas de laço. Apaixonada pela agropecuária, atualmente a jovem dedica-se ao laço campista.

Anna até participou do concurso da rainha do rodeio na cidade onde vive e ficou entre as primeiras colocadas, mas sua verdadeira paixão são os animais e a vida rural. Ela tem uma égua de laço quarto de milha chamada “Flycka”, que já ganhou inúmeros prêmios de laço em eventos locais e regionais, incluindo quatro vezes seguidas uma competição em Cachoeiro de Itapemirim e na última Expo Afonso Cláudio, em 2022.

A jovem morou um tempo na cidade e conta que tem padrinhos que sempre gostaram das provas de laço. Segundo Anna, eles ficaram parados um tempo, mas quando se mudou para a roça, na localidade de São Francisco Xavier do Guandu, zona rural do município, eles lhe deram um cavalo, que morreu pouco tempo depois.

Vendo o interesse da filha pela prática, a família conseguiu comprar uma égua, que o pai, Cleber Olímpio de Almeida, leva no reboque para Anna disputar as competições. Os treinos começaram há quatro anos e acabaram influenciando as amigas da estudante. “Comecei a praticar laço com elas e fui me adaptando”, diz.

Sempre que possível, a estudante treina com a corda de couro, a égua “Flycka” e a sela. A ajuda da família é imprescindível. “Família é a base de tudo. Sem ela, não seria nada do que sou hoje”.

Sonhos

Embora sonhe em competir em tambor, a jovem afirma ser um esporte mais caro e que requer muita suplementação para os animais. “Já testei e acho incrível, mas no momento foge da minha realidade.

A família da Anna Karolina sempre gostou de viver no campo, por isto ela cresceu rodeada de animais e despertou verdadeira paixão pela agropecuária, área que pretende atuar no futuro. “Tenho vontade de mostrar para as pessoas mais essa vida rural, porque é uma coisa que eu gosto, é de mim”, conta.

Atualmente, está focada nos estudos na Escola Família Agrícola de São João de Garrafão (Santa Maria de Jetibá), onde cursa o técnico em agropecuária com qualificação em horticultura orgânica e empreendedorismo rural, mas pensa fazer faculdade de veterinária ano que vem.

Para ela, a escola, em regime de internato, é uma “família mesmo”, onde se aprende de tudo. “O curso está focado em orgânicos, tenho possibilidades de estágios na área e tenho que fazer um projeto para concluir o curso este ano. Minha ideia é repassar os conhecimentos para outros produtores da região”.

Sobre o autor Leandro Fidelis Formado em Comunicação Social desde 2004, Leandro Fidelis é um jornalista com forte especialização no agronegócio, no cooperativismo e na cobertura aprofundada do interior capixaba. Sua trajetória é marcada pela excelência e reconhecimento, acumulando mais de 25 prêmios de jornalismo, incluindo a conquista inédita do IFAJ Star Prize 2025 para um jornalista agro brasileiro. Com experiência versátil, ele construiu sua carreira atuando em diferentes plataformas, como redações tradicionais, rádio, além de desempenhar funções estratégicas em assessoria de imprensa e projetos de comunicação pública e institucional. Ver mais conteúdos