Mais lidas 🔥

Inverno 2026
Como será o inverno 2026 no Brasil? Neutralidade no Pacífico muda cenário

Produção sustentável
Camarão-gigante-da-Malásia cresce longe do mar e amplia fronteiras da aquicultura no ES

Cafeicultura de excelência
Do sítio ao topo: casal de Barra do Turvo faz café campeão em São Paulo

Fala, cooperado!
Da cidade ao campo: produtor transforma luto em eficiência na pecuária leiteira capixaba

Exportações e mercado interno
Cacau: governo do ES acompanha impactos e produtores se mobilizam contra importação

O Espírito Santo receberá 260 doses da vacina contra a Mpox, MVA-BN Jynneos. A expectativa é que as doses cheguem na próxima semana e serão destinadas a grupos específicos, já definidos previamente pelo Ministério da Saúde, e a vacinação se dará conforme a disponibilidade de doses.
A Secretaria da Saúde (Sesa) aguarda diretrizes por parte do órgão federal para definição das estratégias de vacinação, como os locais para que a imunização ocorra, tendo em vista a especificidade dos grupos a serem vacinados. A Secretaria aguarda ainda mais informações do Ministério da Saúde a respeito dos critérios e priorização do público alvo, em virtude do quantitativo de doses.
Conforme a preconização do Ministério da Saúde, as vacinas contra a Mpox serão restritas aos seguintes grupos no Espírito Santo:
– Pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA): homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais; com idade igual ou superior a 18 anos; e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses;
– Profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade;
– Pessoas que possam ter tido uma pós-exposição ao vírus, como pessoas de 18 a 49 anos que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para Mpox.
Desde os primeiros casos no Estado, em julho de 2022 à semana epidemiológica SE08 de 2023, foram confirmados 161 casos positivos para a doença, segundo boletim MPOX – ESPÍRITO SANTO, publicado mensalmente no https://saude.es.gov.br/monkeypox.




