Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

A partir do dia 1º de fevereiro, os requerimentos de Dispensa de Licenciamento Ambiental e de Licenciamento Simplificado, a Licença Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC), além da Licença Ambiental Única (LAU), deverão ser feitos pelo Iema Digital, o novo sistema de licenciamento do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Essa é mais uma etapa para a digitalização dos serviços prestados pelo órgão.
Com o Iema Digital, os cidadãos e as empresas farão o requerimento diretamente pelo sistema, que disponibiliza também o protocolo inteligente, possibilitando a avaliação dos documentos do requerimento de forma digital. Além disso, a análise técnica, aprovação e a emissão de licenças também serão feitas de forma eletrônica. A comunicação entre o cidadão e a empresas agora será realizada digitalmente via sistema e correio eletrônico.
Esta etapa faz parte do programa Iema Digital, que tem ainda o módulo de Fiscalização que já é utilizado internamente pelo órgão desde o início do ano. Ainda neste ano está previsto o lançamento de um módulo para os processos de Licenciamento Ordinário e EIA/Rima
Entre os benefícios do novo sistema estão a padronização dos documentos e as informações do processo de licenciamento; Dispensa de Licenciamento Ambiental e de Licenciamento Simplificado; Licença Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC) e Licença Ambiental Única (LAU); e a disponibilização de informações completas sobre esses processos de licenciamento e o seu acompanhamento.
“Além de maior assertividade e integridade das informações desse importante serviço para a sociedade, o sistema Iema Digital trará mais agilidade e velocidade para esses processos”, ressaltou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.
(*Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)




