Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O casal Fabíola dos Reis e Jadson Borges tirava o próprio leite na localidade de São Tiago, zona rural de Guaçuí, mas o clima quente e a distância do movimento turístico os impossibilitavam realizar o sonho de produzir queijos especiais e iogurtes. Após venderem o sítio e se mudarem para Patrimônio da Penha, no município vizinho de Divino de São Lourenço, eles inauguraram, em março de 2022, a agroindústria Rancho Sossego, a 2km do distrito conhecido por quem busca contato com a natureza e boas vibrações.
A escolha de Patrimônio da Penha foi devido ao clima mais frio, melhor para a maturação dos queijos, e do público maior de turistas. O casal já tinha o Selo de Inspeção Municipal (SIM) do município de origem e conseguiram a mesma certificação pela Prefeitura de Divino. Atualmente, eles adquirem leite de terceiros para a produção mensal de 250 kg de queijos e 500 litros de iogurte.
Os queijos do Rancho Sossego são do tipo parmesão, capa preta e vermelha, maturado em café e no vinho, com olhaduras, meia cura, recheados com doce de leite e goiaba, gorgonzola, morbier, camembert. Além disso, a agroindústria produz iogurtes zero açúcar (natural, com geleias de morango e ameixa, de coco), doce de leite, manteiga, ricota e danone caseiro. Segundo Fabíola, as geleias são fabricadas na própria agroindústria.
Localizado no sentido Mundo Novo (Dores do Rio Preto) e a 600 metros do asfalto, o espaço demorou cinco meses para ficar pronto e agora está sendo adaptado para melhorar a comercialização dos lácteos e receber os clientes. “Somamos quatro anos na atividade e era nosso sonho transformar o leite em produtos. Estamos batalhando ainda, melhorando a estrutura para receber os turistas”, diz a produtora.





