Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES) realizou em Iúna, nos dias 22 e 23 de dezembro, o treinamento de classificação de café, em parceria com a secretaria de Agricultura juntamente com o Sindicado Patronal, no laboratório de classificação e degustação de café do município, ministrado pela instrutora do Senar/ES Raquel Lopes Bitencourt.
O treinamento teve carga horária de 16 horas e contou com a presença de 10 participantes, tendo como conteúdo: a importância da classificação, os tipos de classificação, cafés especiais, fisiologia da flor, definição das características que influenciam no fruto, nutrição e doença, tipos de peneira, umidade, maneira de armazenamento, entre outros.
O Senar tem como missão melhorar a vida dos produtores e trabalhadores rurais tendo como visão ser uma instituição de referência em educação profissional rural.
Em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do ES e os Sindicatos Patronais, o Senar consegue trazer e realizar os treinamentos, assistências técnicas e consultorias para o produtor rural.




