Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

No final da tarde desta sexta-feira (9), será realizada a entrega da premiação do 14º Concurso de Cafés Especiais de Muniz Freire. O evento acontece dentro do Encontro Agro que está sendo realizado no município e segue até este sábado (10), contando, também, com palestras técnicas, concurso leiteiro, feiras da agroindústria, artesanato e tecnológica, além de shows com artistas da região.
Antes da premiação, a programação do concurso dentro do Encontro Agro começa com uma palestra, às 16 horas, sobre “Fatores que afetam a qualidade do café”, ministrada pelo extensionista do Incaper, Tássio da Silva de Souza. Em seguida, marcada para 17 horas, será realizada a prova popular dos 10 melhores lotes do concurso. E, finamente, às 18 horas, acontecerá a entrega das premiações e certificados do 14º Concurso de Cafés Especiais de Muniz Freire.
Conforme informa o técnico agrícola da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Jônatas de Almeida – que tem o apelido apropriado de “Café”, será distribuído o total de R$ 31 mil em prêmios, sendo R$7 mil para o 1º colocado. Café ajuda organizar o concurso de cafés especiais, desde que ele foi iniciado, há 14 anos, “junto com a equipe que trabalha com Cafeicultura que tem Rogério Souza de Oliveira como degustador”. “Rodrigo Cândido e Leandro Mendel da Cruz são o técnico e engenheiro Agrônomo, respectivamente, do Incaper, que também trabalham conosco na organização do evento”, explica.
Concurso de Cafés Especiais inspirou o Encontro Agro
Jônatas “Café” conta que chegou a assumir a Secretaria no ano passado, quando surgiu a ideia de realizar um evento que envolvesse os demais setores da agropecuária, sendo então idealizado o 1º Encontro Agro de Muniz Freire. “Depois, resolvi deixar o cargo de secretário e voltei para área técnica e foi dada continuidade ao evento”, conclui.
O 2º Encontro Agro de Muniz Freire é uma realização da Prefeitura, Governo do Espírito Santo, Incaper e Sebrae. E além da parte técnica, haverá shows na parte da tarde e à noite. Vão se apresentar, Os Araújos, Viola Dourada e Alex Campanha – na quinta; Comparsas do Forró e a dupla João Victor e Vinícius – na sexta; e as duplas Flávio Guizzardi e Carol Brito e também Cristiano Banni e Daniel – no sábado.
Dentro do Encontro Agro, também está acontecendo o Festival Gastronômico do Caparaó que é uma realização do GFC Eventos, com apoio do Governo do Espírito Santo, Aderes e a prefeitura onde está sendo realizado, como no caso de Muniz Freire. O festival também conta com aulas shows de culinária, ministradas pela chef Carol Areias que é de Muniz Freire. A primeira foi realizada nesta quinta (8), e a segunda acontecerá neste sábado (10), às 17 horas.




