Intercâmbio

Institutos Federais de vários Estados participam do Simpósio de Cafeicultura do Caparaó

A 4º edição do Simpósio de Cafeicultura do Caparaó 2022 apresenta algumas novidades. A maior é o intercâmbio entre profissionais

*Foto: Leandro Fidelis/Arquivo Conexão Safra

A 4º edição do Simpósio de Cafeicultura do Caparaó apresentará algumas novidades. A maior e mais importante é o intercâmbio entre profissionais de institutos federais de vários Estados produtores de café. Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia, Goiás e Ceara já confirmaram presença.

O Simpósio acontecerá nos dias 25 e 26 deste mês no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Alegre. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. Juntamente com o Simpósio, também será realizado o 12º Encontro de Cafeicultores do Ifes.

Durante o evento terá ainda o depoimento de um ex-aluno do Ifes de Alegre, graduado em tecnologia em cafeicultura com pós em agroecologia, mostrando como a formação no instituto ajudou na sua profissão. Dois produtores, um de arábica e um de conilon, também darão testemunhos sobre como a academia ajudou na produção de cafés especiais.

Realizada em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), essa será a primeira edição dos eventos que terão caráter nacional, como forma de aproximar as diversas experiências existentes na Rede Federal.

Podem participar servidores, estudantes e toda a comunidade acadêmica da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, produtores rurais e toda cadeia do café. A programação geral terá conferências, palestras, minicursos e oficinas com o tema “A Contribuição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para a Cafeicultura Nacional”.

Confira programação completa.

Foto: divulgação

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos