Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Interessados em ingressar, em 2023, em cursos de Licenciaturas em Educação do Campo (Procampo) poderão se inscrever até 2 de novembro no processo seletivo para vagas ofertadas no campus de Goiabeiras, em Vitória, e no de São Mateus. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line, sendo que, até 9 de outubro, poderá ser solicitada a isenção do pagamento da taxa de R$ 50, para os casos previstos no edital (anexado abaixo).
Ao todo, serão ofertadas 160 vagas, sendo 40 para cada uma das quatro habilitações: em Vitória, Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Literatura e Educação Física) e Ciências Humanas e Sociais (Geografia, História, Sociologia e Filosofia); e, em São Mateus, Ciências Naturais (Química, Física e Biologia) e Ciências Humanas e Sociais (Geografia, História, Sociologia e Filosofia).
As oportunidades se destinam preferencialmente ao público jovem e adulto residente em comunidades do campo. As vagas remanescentes serão ocupadas por candidatos que se enquadrarem nos seguintes perfis: professores em exercício nas escolas do campo da rede pública que não possuam licenciatura na área de atuação; professores ou outros profissionais da educação com atuação em experiências educacionais alternativas de educação do campo, vinculadas aos movimentos sociais ou sindicais do campo; e professores ou outros profissionais da educação com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à educação básica da população do campo.
Reserva de vagas
Metade das vagas será reservada para estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas no Brasil, em cursos regulares ou na modalidade educação de jovens e adultos. Os candidatos que optarem por concorrer a essas vagas poderão também escolher uma ou mais submodalidades de cotas nas quais se enquadrarem: candidatos com renda familiar bruta mensal de até um salário-mínimo e meio por pessoa (per capita); pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas (PPI); ou pessoas com deficiência (PCD).
O processo seletivo será realizado em uma etapa, por meio de prova de redação, que será aplicada nos campi de Goiabeiras e São Mateus na data provável de 4 de dezembro, das 14 às 17 horas.




