Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A elaboração da programação da 6ª Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba (Favesu) segue em ritmo avançado e já têm suas palestras técnicas definidas. Faltando dois meses para a realização, a feira que acontecerá nos dias 08 e 09 de junho, na cidade de Venda Nova do Imigrante (ES), apresentará uma série de temáticas importantes para os setores avícola e suinícola, por meio de debates e apresentações técnicas.
No dia 08 de junho, a programação terá início às 9h15 com as apresentações dos trabalhos vencedores do Espaço Científico nas categorias Postura Comercial (auditório 1) e Suinocultura (auditório 2). Em seguida, no auditório 1, terá início o ciclo de palestras do “Qualificaves Frango de Corte e Postura Comercial”, que contará com a parceria do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf/ES), da Superintendência Federal de Agricultura Pecuária e Abastecimento (SFA/ES-Mapa) e da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi).
No espaço, programado para às 09h30, o coordenador do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Bruno Rebelo Pessamilio, destacará a temática “Notificação obrigatória de doenças aviárias: entendendo o processo e sua importância para a Avicultura”.
No mesmo horário, no auditório 2, abrindo as atividades do Qualificases, a diretora técnica da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Charli Ludtke, e a pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves, Jalusa Deon Kich, apresentarão o tema “Antibioticoterapia na suinocultura: cuidados para um uso eficaz e racional”.
Conteúdo para produtores e empresas
Novidade na edição deste ano, a 6ª Favesu fechará o seu primeiro dia de eventos técnicos com um conteúdo empresarial, que contará com a realização da Audax Consultoria Tributária. A palestra tem início programado para às 11 horas.
Com uma temática muito presente na rotina dos produtores e empresas da avicultura e suinocultura, o diretor da Audax Consultoria Tributária, Arnibo Braatz Júnior, explanará sobre “Os benefícios fiscais e restituição de créditos tributários para avicultura, suinocultura e frigoríficos. Como restituir esses créditos em conta corrente para minha empresa?”.
Pensa que acabou?
Abrindo os eventos técnicos no dia 09 de junho, a partir das 9h30, o auditório 1 receberá a apresentação do trabalho vencedor do Espaço Científico na categoria Frango de Corte. No mesmo local, às 09h45, o “Espaço produção e indústria de carnes – Frango de Corte” contará com a professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Liris Kindlein, que destacará as principais causas de condenações (da granja ao abatedouro) e formas de prevenção.
Em seguida, às 10h50, o especialista de Frango de Corte e Ambiência da Cobb na América do Sul, José Luís Januário, falará sobre a temática “Ambiência: fatores limitantes para um melhor desempenho”.
Já no auditório 2, a programação também terá início às 9h30 com o “Qualificaves Postura Comercial”, que contará com a parceria da Coopeavi e apresentará a palestra “Programas de autocontrole: princípios básicos para a confecção e implementação para o setor de ovos”. O momento será ministrado pelo consultor da Criare Consultoria e Engenharia de Alimentos, Paulo Barretto.
Fechando o ciclo de palestras do segundo dia, ainda no auditório 2, a partir das 11 horas, o “Espaço produção e indústria de carnes – Suínos” receberá o Fiscal Estadual Agropecuário do Idaf/ES, Agostinho Sergio Scofano, com a palestra “Principais causas de condenações (da granja ao abatedouro) e formas de prevenção”.
Confira a programação técnica completa
Dia 08 :
8h45: Credenciamento para as palestras
Auditório 01
9h15 às 9h25: Espaço Científico 6ª FAVESU:
Apresentação do trabalho científico – Postura comercial
09h30 às 11h00: Qualificaves Frango de Corte e Postura Comercial – Parceria com IDAF, SFA-ES/MAPA e Coopeavi
Tema: Notificação obrigatória de doenças aviárias: entendendo o processo e sua importância para a Avicultura
Palestrante: Bruno Rebelo Pessamilio – Coordenador do Programa de Sanidade Avícola – PNSA – MAPA
11h00 às 12h: Público Geral – Palestra empresarial:
Tema: Benefícios fiscais e restituição de créditos tributários para avicultura, suinocultura e frigoríficos. Como restituir esses créditos em conta corrente para minha empresa?
Palestrante: Arnibo Braatz Júnior – Diretor da Audax Consultoria Tributária
Auditório 02
09h15 às 9h25: Espaço Científico 6ª FAVESU:
Apresentação do trabalho científico – Suinocultura
09h30 às 11h00: Qualificases:
Tema: Antibioticoterapia na suinocultura: cuidados para um uso eficaz e racional
Palestrantes: Charli Ludtke – Diretora técnica da ABCS e Jalusa Deon Kich – Pesquisadora da Embrapa Suínos e AVES
Dia 09
9h00: Credenciamento para as palestras
Auditório 01
09h30 às 9h40: Espaço Científico 6ª FAVESU:
Apresentação do trabalho científico – Frango de corte
09h45 às 12h00: Espaço produção e indústria de carnes – Frango de corte:
09h45 às 10h50 – Tema: Principais causas de condenações (da granja ao abatedouro) e formas de prevenção
Palestrante: Liris Kindlein – Professora e pesquisadora da UFRGS
10h50 às 12h00 – Tema: Ambiência: fatores limitantes para um melhor desempenho
Palestrante: José Luís Januário – Especialista de frango de corte e ambiência da Cobb América do Sul
Auditório 02
09h30 às 10h45: Qualificaves Postura Comercial – Parceria com Coopeavi:
Tema: Programas de autocontrole: princípios básicos para a confecção e implementação para o setor de ovos (com exemplos práticos)
Palestrante: Paulo Barretto – Consultor da Criare consultoria e engenharia de alimentos
11h00 às 12h15: Espaço produção e indústria de carnes – Suínos:
Tema: Principais causas de condenações (da granja ao abatedouro) e formas de prevenção
Palestrante: Agostinho Sergio Scofano – Fiscal Estadual Agropecuário do Idaf
Favesu 2022
Ver mais- Favesu 2022 recebe público diversificado e supera as expectativas
- Favesu: encerramento da feira nesta quinta (09) em Venda Nova
- 6ª Favesu e os desafios e oportunidades para a avicultura e suinocultura brasileira
- 6ª Favesu vai debater números e perspectivas para os setores avícola, suinícola e mercado de grãos





