pube
Geral

Cumbre Vieja: o vulcão do outro lado do Atlântico representa risco para o Brasil?

por Fernanda Zandonadi

em 16/09/2021 às 21h14

3 min de leitura

Cumbre Vieja: o vulcão do outro lado do Atlântico representa risco para o Brasil?

Foto: Nasa/divulgação

O vulcão Cumbre Vieja, localizado em La Palma, nas Ilhas Canárias, foi o assunto que dominou as redes sociais nesta quinta-feira (16). O nível de alerta, antes no verde, passou para o amarelo, devido às várias ocorrências sísmicas na região. Apesar de estar do outro lado do Oceano Atlântico, uma erupção poderia causar um tsunami que atingiria não apenas países costeiros da Europa e África, mas as Américas, inclusive ao Brasil.

No entanto, especialistas afirmaram que as chances de isso acontecer é bastante remota. Ao portal O Povo, o oceanógrafo físico Carlos Teixeira, professor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), disse que o risco não é iminente e mas a possibilidade é real, mesmo que mínima.

Ele explicou à publicação que, mesmo que ocorra uma erupção, há uma série de fatores que podem ou não desencadear um evento mais crítico. Por exemplo, o pior dos cenários pode ocorrer caso a erupção seja explosiva e parte das ilhas desmorone de uma só vez. Seria uma situação bastante específica, avalia, e não é possível saber com qual tamanho as ondas chegariam ao litoral brasileiro.

pube

Já professor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Lucas Rossetti, disse ao portal R7 que a possibilidade de uma grande erupção seguida de um tsunami que cruzaria o Atlântico ocorrer é bastante pequena. Os eventos dessa magnitude, explica ele, ocorrem na escala de dezenas de milhares de anos.

Mas, o que significa o nível amarelo?

O nível amarelo, instituído pelo Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca), é o segundo dos quatro existentes. Quando acionado, a orientação é de que a população fique atenta a uma mudança de situação.

E o alerta aumentou, segundo o portal MetSul, porque o Instituto Geográfico Nacional da Espanha detectou 4.222 tremores no parque nacional Cumbre Vieja. Ele deu sinais de atividade moderada nas últimas semanas e os tremores se intensificaram e estão chegando mais próximos à superfície. Os órgãos de vigilância informaram que ainda não há evidências que apontem para uma erupção imediata. O quadro, no entanto, pode mudar, por isso é importante manter a vigilância.

https://twitter.com/VolcansCanarias/status/1438406496241455107

A última erupção do Cumbre Vieja ocorreu em 1971. O vulcão encontra-se atualmente sob monitoramento constante pelo fato de haver falhas na estrutura da ilha que o sustenta, o que implica numa possível catástrofe, caso ocorra uma forte erupção, que poderia causar o colapso ou desmoronamento desta ilha no leito oceânico, provocar um super terremoto e a formação de tsunami, que poderá atingir toda costa leste das Américas, a costa oeste africana e todo litoral europeu ocidental. As informações são da Wikipedia.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!