Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Modelos climáticos
La Niña deve perder força nos próximos meses e terminar no fim do verão

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

Modelos climáticos
Próximo El Niño deve ser formar em 2026

Mercado
Mesmo com menor demanda, baixa oferta garante estabilidade nos preços do mamão

Muitos cafeicultores se dedicam à produção dos cafés especiais. Eles trabalham com o objetivo de obter lotes de alta pontuação e notas sensoriais raras, que serão vendidos por valores muito acima dos praticados para o café commodity. No entanto, essa não é uma tarefa simples.
Os produtores investem tempo, trabalho e dinheiro para produzir os cafés especiais. É preciso contratar e treinar funcionários, comprar equipamentos específicos, adaptar todo o fluxo de trabalho da fazenda, entre outras coisas. Por isso, o sonho de muitos cafeicultores é encontrar maneiras de reduzir os custos na obtenção dos grãos de alta qualidade.
Este desejo pode agora se tornar realidade. Chegou ao mercado a PA-Fullselect da Palinialves, a selecionadora eletrônica de frutos cereja naturais com capacidade de processar de 4 até 6 mil litros por hora. O desempenho é tão alto que elimina a necessidade de colheita seletiva nas lavouras, proporcionando a tão desejada redução nos custos.
A novidade é o resultado de uma parceria entre a Palinialves, líder em máquinas para processamento de café, e a Satake, empresa japonesa que é referência internacional em equipamentos para seleção eletrônica e óptica de grãos.
Foram dois anos de desenvolvimento e testes de campo. A Palinialves trouxe para o projeto toda a sua experiência de mais de 40 anos com a cafeicultura, e a tecnologia do parque fabril mais completo do setor, enquanto a Satake trouxe a mais moderna tecnologia eletrônica e óptica em seleção de frutos. O novo produto representa uma verdadeira revolução no campo, já que reduz os custos com mão de obra e otimiza todo o processo de pós-colheita, com lotes homogêneos.
Outra grande vantagem é que o equipamento é 100% nacional, produzido pela Palinialves, ou seja, a Palinialves tem as peças de reposição necessárias caso haja imprevistos no funcionamento, sem depender de terceiros. É a aliança Palinialves e Satake, unindo tecnologia japonesa e a qualidade que você já conhece. Além disso, os cafeicultores podem contar com a tradicional excelência no atendimento pós-venda da Palinialves, outro importante diferencial.
A PA-Fullselect conta com um software exclusivo e de fácil manuseio, com sistema de ajuste automático de sensibilidade, que facilita o trabalho do operador, mesmos os menos experientes. O sistema óptico Full Color de alta resolução é capaz de enxergar 16 milhões de cores, separando e classificando 6 tipos de defeitos.
A seleção eletrônica possibilita a obtenção de lotes mais homogêneos, facilitando os processo pós-colheita e até mesmo o processo de fermentação nos novos cilindros de fermentação, como a da Palinialves, o PA-Fermentador 360.
A diferença é que você pode ver a PA-Fullselect em plena ação, durante esta safra! Para conhecer mais detalhes da PA-Fullselect e descobrir o que os cafeicultores acharam desta novidade, assista ao 5º episódio da web série Dia de Campo Virtual.





