Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades


Embrapa Solos, Firjan Senai e Sistema CNA/Senar lançaram o SoilsPlay: o agro entrou no jogo, um projeto inovador que agrega duas das maiores cadeias de valor do mundo dos negócios: o agronegócio e a indústria de jogos digitais. As startups e empresas que participarão da chamada pública serão desafiadas a apresentar propostas de games que contemplem aspectos técnicos, capacitação e possíveis simulações de cenários, de maneira lúdica e atrativa. Os temas são baseados nas vertentes de sistemas integrados de produção, serviços ecossistêmicos, mercado de carbono, recuperação e conservação de solos e experiência do consumidor.
Com o apoio da Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames), o evento tem como diferencial a sua associação a edital específico, que promoverá o desenvolvimento dos jogos em conjunto com a Embrapa Solos e a Firjan Senai, visando à obtenção do jogo finalizado e à articulação com o mercado e investidores. Na grande final do SoilsPlay, prevista para junho, uma comissão julgadora escolherá até três propostas entre as finalistas, que estarão automaticamente selecionadas para o edital, que prevê aporte financeiro para o desenvolvimento dos projetos.
Mentores da Embrapa Solos e da Firjan Senai, principalmente o Instituto Senai de Inovação Sistemas Virtuais de Produção (ISI SVP), darão suporte técnico às equipes conforme previsto em edital. O período e as regras para inscrição serão amplamente divulgados, em breve, após a publicação do edital.
Poderão participar acadêmicos ou profissionais de diversas áreas de conhecimento, organizados em equipes de empresas ou startups. O ISI SVP possui ampla expertise na produção de gamificação para a indústria, assim como para colaborar na produção e submissão das propostas as serem apresentadas pelas empresas e startups na chamada pública.
Para Petula Ponciano, chefe-geral da Embrapa Solos, o SoilsPlay é uma ação que envolve uma nova forma de comunicação do conhecimento que é gerado pelo centro de pesquisa, com base na sustentabilidade de dois recursos essenciais para o planeta: solo e água.
“O evento e seus desdobramentos trarão também a perspectiva de trabalharmos novos cenários e desafios para setor agro. Ao mesmo tempo, irão colaborar para popularizar a sustentabilidade da produção agropecuária brasileira e promover o engajamento das pessoas por meio de uma ferramenta dinâmica e moderna, que são os jogos e a gamificação. ”
Fabricius Garcia Neto, especialista em captação de recurso da Firjan, ressalta que iniciativas como a do SoilsPlay, idealizada pela Embrapa Solos, são de extrema relevância para o setor agrícola, umas das atividades mais importantes da economia brasileira. “A gameficação do aprendizado de aspecto técnico, administrativo e operacional de uma fazenda, com um roteiro de atividades a partir da experiência real, é uma ferramenta moderna de disseminação do conhecimento que vai apoiar produtores em todo País ”.
“Os jogos digitais, além de entreter, são ferramentas importantes de educação e sensibilização para gerações que cresceram jogando videogames e jogos em celular. Esta parceria com a Embrapa e a Firjan SENAI neste desafio é um passo enorme para chamar a atenção em temas cruciais sobre sustentabilidade, ciência e melhores e modernas práticas no agronegócio ”, reforça Rodrigo Terra, presidente da Abragames.
O agro entrou no jogo
A última década marcou a consolidação em escala global da importância dos três pilares que definem o desenvolvimento sustentável, com transformações nos aspectos sociais, econômicos e ambientais. No Brasil, os avanços do setor agropecuário com ênfase na sustentabilidade tornaram-se realidade por meio de conhecimento, inovação e tecnologia, que aumentam a rentabilidade do setor e minimizam os impactos ambientais.
“Por outro lado, o Brasil tem abundância de mentes criativas e competentes que circundam e integram os ecossistemas de inovação, o mercado de games, a indústria criativa e as instituições de ensino e pesquisa, mentes ávidas em buscar oportunidades e soluções para questões relevantes. O SoilsPlay nasce com o intuito de aproximar o agro sustentável dessas mentes, para inseri-lo de vez nesses ambientes inovadores ”, explica Gizelle Cristina Bebendo, analista da Embrapa.
Para os organizadores, a indústria de jogos digitais e o emprego da gamificação, que têm exibido crescimento contínuo, apresentam-se como potenciais e inestimáveis aliados do agronegócio. “O SoilsPlay é mais do que um evento ou edital, é um movimento para aproximar os games e o agro de forma efetiva ”, reforça Gizelle.
Divulgue
Além da página oficial, o SoilsPlay tem perfis no Facebook, Instagram e Twitter. Navegue, interaja e compartilhe as informações sobre o desafio de ideias que une o agronegócio e o mundo dos games.
>> http://www.soilsplay.com.br/
>> https://www.facebook.com/soilsplay




